Voltar

Como uma plataforma de gerenciamento em nuvem (CMP) pode ajudar sua empresa à obter os benefícios financeiros?

Syed Saleem

Gestão de Custos da Nuvempara a Empresas Moderna

A execução de um conjunto crescente e em evoluçãode serviços de nuvem pública em um ambiente dinâmico pode facilmente sair do controletanto do ponto de vista gerencial quanto financeiro.

A princípio, as empresas adotam a nuvem especialmentecomo uma forma de economizar dinheiro. Mas, assim como a “expansão deservidores” era um problema em Datacenters tradicionais, a “expansão da nuvem”se tornou um desafio para empresas que apostam em provedores de nuvem comoAmazon Web Services (AWS), Microsoft Azure ou Google Cloud Platform. Osserviços da nuvem são escalonáveis e elásticos, mas com esta capacidade deescalar recursos, surge o risco de subutilizar ou desperdiçar recursos que vocêesquece ou não gerencia com o tempo – perdendo assim qualquer potencial economiade custo na nuvem.

Aquisição de Recursos de Nuvem 

Paracomplicar ainda mais a gestão dos custos, as instâncias podem ser adquiridascom preços diferentes, dependendo de como e quando são utilizadas. Quandodeixadas para indivíduos em diferentes departamentos, equipes e unidades denegócios, as decisões de compra são menos do que ideais. É aquele famosoditado que diz que você não deve comprar mantimentos quando está com fome, senão pode comprar o que não é de fato necessário. O mesmo, se aplica àaquisição de instâncias: comprar instâncias por demanda é a maneira mais carade usar a nuvem, mas as instâncias reservadas (RI) exigem compromissos de longoprazo para obter descontos e economias.

Estratégias de otimizaçãode nuvem para começar a economizar dinheiro 

Sugerimos sete práticas recomendadas paracontrolar seus custos de nuvem. São elas:

  1. Encontre recursosnão utilizados ou não associados;
  2. Identifique e removarecursos ociosos;
  3. Utilize mapasde calor (o que ajuda a identificar onde o consumo é maior);
  4. Sempre utilizar serviçosna medida do necessário;
  5. Invista em modelosde instâncias reservadas oferecido pelos provedores, como é AWS ReservedInstances (RIs) ou Azure Reserved VM Instances (RIs)
  6. Aproveite asvantagens de instâncias Spots (Modelo de instâncias com desconto num modelo“leilão”)
  7. Considere aestratégia Multinuvem à nuvem única. 

Se essas etapas parecerem intimidantes, vocêpode contar com a ajuda de uma plataforma de gerenciamento de nuvem(CMP). Uma plataforma de gerenciamento de custos em nuvem como a ofertadapela GWCLOUD pode examinar o uso, reconhecertendências, prever padrões e ajudar as empresas a tomar decisões de comprasideais, automaticamente. A GWCLOUD tambémpode aplicar verificações de práticas recomendadas para garantir que apenasusuários autorizados iniciem instâncias, garantindo que sua nuvem permaneça sobcontrole enquanto você escala. 

A GW Cloud vai além,oferecendo a capacidade de gerenciar recursos,implementando políticas de automação em vários recursos eprovedores de nuvem. Um CMP com a capacidade de iniciar e interromperinstâncias para garantir que você cumpra um cronograma que otimize seuPlano de economia é crucial para visualizar o impactofinanceiro.     

As empresas hoje precisam ser rápidas e certeiras,e é por isso que a nuvem é tão atraente. Mas elas também precisam desegurança conforme crescem, por isso uma plataforma gestão multinuvemunifica o gerenciamento de custos e segurança com recursos de conformidade eautomação. Com um CMP completo como o que é ofertado pela GW Cloud, asempresas podem reduzir os problemas com a expansão da nuvem, dimensionar suanuvem corretamente e aplicar as melhores práticas de segurança para obter osbenefícios financeiros prometidos. 

Compartilhe:

Outros destaques

Como e por que o modelo Cloud está aqui para ficar?

Cada vez mais empresas estão começando a perceber as vantagens de se mover em direção à nuvem, e o COVID-19 acelerou a adoção dessa tecnologia.

Saiba mais

Por que a computação em nuvem é tão importante para pequenas e médias empresas?

Visando a incentivar a adoção, preparamos um conteúdo com cenários reais de uso da computação em nuvem em diversos setores.

Saiba mais

Field Services: por que você deve se importar com isso?

Há muitos pontos envolvidos com a prestação de serviços que merecem atenção por parte dos gestores das empresas. Afinal, não basta apenas oferecer os serviços de TI para seus clientes — é fundamental prestar toda a assistência para que funcionem adequadamente.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)