Voltar

Por que a computação em nuvem é tão importante para pequenas e médias empresas?

João Paulo Rodrigues Oliveira

Atualmente, muitas empresas ainda associam o uso da nuvem simplesmente a armazenamento ou servidor virtual, o que ocorre em razão de os primeiros serviços de nuvem terem surgido para suprir justamente apenas essas necessidades, de Storage e computação virtual, onde se “alugava” um determinado espaço e instâncias virtuais e pagava-se pelo uso. Cloud é muito mais que somente isso.

Computação em nuvem é uma realidade devido à facilitação de acesso a recursos que até pouco tempo eram privilégios dos grandes players do mercado. Hoje em dia, qualquer empresa, seja qual for seu tamanho, pode usufruir dos serviços oferecidos. Como toda a gestão é realizada pelos provedores, não são necessários investimentos em compra de servidores ou equipamentos, atualizações de software, segurança, dentre outros.

Sob essa perspectiva, uma PME que abandona a centralização da TI em nome da flexibilidade da nuvem se desobriga a fazer grandes investimentos, ao mesmo tempo em que dispõe de tecnologias que jamais seriam possíveis no modelo on-premise. Imaginemos o seguinte cenário: como uma PME poderia, por conta própria, montar uma solução completa de Big Data utilizando-se de seu ambiente on-premise? Qual seria o custo, tanto em termos financeiros quanto de esforço, para essa empresa? Podemos flertar com uma resposta plausível: sem a nuvem, essa implantação acarretaria na necessidade de investimentos altíssimos em um parque tecnológico, com servidores de elevada capacidade, internet dedicada, gestão de segurança dos dados, equipe altamente capacitada, dentre outros. Com a nuvem isso não ocorre. Bastam alguns cliques para que você tenha em mãos uma solução completa, pagando apenas pelo uso.

Um estudo da Nucleus Reseearch - “The ROI of Cloud ERP for SMBs” 2 - mostra que depois de examinar pequenas e médias empresas que implementaram um ERP na nuvem, descobriu se que os clientes foram capazes de obter benefícios substanciais, incluindo redução de custos de TI, aumento da produtividade dos funcionários e melhor gerenciamento de estoque.

Confira abaixo alguns os principais benefícios do uso da Nuvem:

  • Enxugamento de custos com infraestrutura, licenças e profissionais de TI;
  • Abertura para implementação de tecnologias disruptivas;
  • Serviços sob demanda;
  • Dados acessíveis de qualquer localidade;
  • Redução nos custos de backup de dados;
  • Flexibilidade;
  • Escalabilidade.

https://aws.amazon.com/pt/what-is-cloud-computing/

https://nucleusresearch.com/research/single/the-roi-of-cloud-erp-for-smbs/

O que tem impulsionado as empresas a migrarem para anuvem?

Alguns dos aspectos mais relevantes que levam as empresas a migrarem para nuvem são:

  • Flexibilidade, agilidade e escalabilidade;
  • Mobilidade;
  • Recursos “self-service”;
  • Elasticidade rápida;
  • Troca de CAPEX para OPEX;
  • Acesso à tecnologia de ponta.

A GWCloud acompanha de perto a evolução da computação em nuvem.

Visando a incentivar as empresas a adotarem uma forma de trabalho mais inteligente, preparamos um conteúdo para que se conheçam os cenários reais de uso da nuvem em diversos setores.

Empresas de Comércio Eletrônico

Um e-commerce hospedado na nuvem pode usufruir de capacidade de processamento rápido e escalável; espaço em disco e banda de acordo com a necessidade; se preparar para ocasiões de picos de acesso e evitar surpresas indesejáveis;

Flexibilidade: Além de suportar picos repentinos, nos casos de promoções programadas que acarretarão aumento significativo de volume, é possível alterar as configurações dos servidores que hospedam o site apenas para o período da promoção, o que permite atender esta demanda com qualidade e economia de custos;

A rapidez de acesso a lojas virtuais tem papel fundamental para fazer com que os clientes permaneçam conectados. Um estudo realizado pela Akamai 3 mostra que 40% dos clientes abandonam uma página da web quando ela demora mais de três segundos para carregar. A própria Amazon 4 se deparou com um aumento de 1% na receita para cada 100 milissegundos de melhoria na velocidade do site. Isso explica a importância do uso de tecnologias de ponta que permitem ganho de velocidade a estes aplicativos.

Reduz custos e evita problemas: Quando falamos sobre hospedagem física, as lojas virtuais têm duas opções: compartilhada ou dedicada. Na hospedagem dedicada o investimento é extremamente alto e, ainda assim, os picos de demanda podem prejudicar significativamente o acesso ao site. Já no caso de hospedagem compartilhada, além de contar com as mesmas limitações do ambiente dedicado existe o risco adicional de ter seu site desativado por prejudicar os demais sites que utilizam o mesmo servidor, ou então ser um dos sites prejudicados por outro presente na mesma máquina.

Empresas de RH

O uso da nuvem por empresas do setor de recursos humanos vem ganhando espaço a cada dia. A maioria dos processos, como, recrutamento, avaliação de funcionários e treinamentos normalmente geram muitos dados que demandam profunda análise e compreensão. Este é um dos motivos que faz com que a nuvem seja instrumento fundamental na evolução e crescimento dessas empresas. Centralizar, organizar e disponibilizar dados e torná-los mais acessíveis faz toda diferença.

Abaixo apresentamos alguns dos principais aspectos do uso da nuvem por empresas de RH:

Digitalização de processos de RH;

  • A digitalização e guarda de documentos utilizando a nuvem desobriga o uso de planilhas, fichas de anotação manuais e vários outros tipos de material de uso rotineiro. A nuvem oferece todos esses serviços de forma simples e de fácil acesso utilizando apenas a internet.

Possibilitam recrutamentos de forma mais inteligente utilizando ferramentas que facilitam a análise das informações e isso com provisionamento rápido e barato.

  • A nuvem simplifica o acesso a esses serviços de forma simples, rápida e barata.

Aumenta a acessibilidade e compartilhamento das informações;

As fases de recrutamento, treinamento e avaliação dos colaboradores resultam em uma grande quantidade de informações que devem ser relacionadas e compreendidas. Com isso, uma questão central do departamento de Recursos Humanos diz respeito à maneira como os arquivos são organizados e disponibilizados. Com a nuvem esses dados podem ser facilmente organizados e compartilhados com os funcionários através da internet;

Através da automatização dos processos e melhoria da gestão de informações, os profissionais de RH terão mais tempo disponível para focar na busca por soluções criativas, em novos modelos de treinamento e seleção de profissionais, na incorporação da cultura da empresa e outros tantos temas relevantes.

O que você está esperando? que tal contar com a GWCloud para essa jornada para a nuvem?

Empresas do Setor Imobiliário

A tecnologia percorreu um longo caminho quando se trata de remodelar o mundo em que vivemos. De nossos relacionamentos pessoais à forma como fazemos negócios, a tecnologia transformou quase todos os aspectos de nossas vidas. Assim, não deve ser muito surpreendente que uma tecnologia como a computação em nuvem esteja produzindo ondas no setor imobiliário. Ajudar corretores imobiliários em várias tarefas está definitivamente se tornando uma nova tendência popular na indústria. Mas os agentes imobiliários realmente precisam de computação em nuvem?

Vamos descobrir juntos:

Empresas do setor tem usado a tecnologia da computação em nuvem para remodelagem de processos eliminando a computação local pela alocação de aplicações e documentos em nuvem.

Redução dos custos operacionais

  • Agentes imobiliários podem reduzir custos usando a tecnologia de computação em nuvem. Além de eliminar significativamente os custos com servidores, o uso da nuvem também o ajudará a reduzir outras despesas, como serviços e tarefas de manutenção de TI e transações comerciais diversas. Isso não apenas aumenta sua produtividade como agente imobiliário, mas também pode ajudá-lo a se tornar mais eficiente em termos de capital e tempo.

Acessibilidade e compartilhamento de informações de forma instantânea

  • A tecnologia de computação em nuvem pode tornar os dados virtualmente acessíveis a partir de todos os tipos de dispositivos. O setor imobiliário hoje em dia consiste em um ambiente de trabalho acelerado em que armazenar, compartilhar e acessar dados é vital. Agentes e clientes usam ferramentas de mineração de dados para obter informações relevantes de forma rápida e barata. Por isso, a nuvem é especialmente conveniente para agentes imobiliários.
Se interessou em nosso conteúdo? O que acha de contar com a GWCloud para essa jornada para a nuvem?

Empresas de marketing

A computação em nuvem é uma tecnologia que oferece amplos benefícios às empresas. Capacita-as operar de forma mais eficaz e melhorar sua produtividade. Isso ocorre porque as ferramentas e aplicativos integrados à nuvem podem ser acessados de qualquer lugar. Essencialmente, essa tecnologia torna o armazenamento e distribuição de dados mais fácil. Ao mesmo tempo, reduz a carga sobre a infraestrutura de TI da empresa. Ademais, possui o potencial de aprimorar diferentes operações de uma organização. Uma dessas operações é o marketing digital. Se você está planejando integrar a computação em nuvem em sua estratégia de marketing digital, entenda os benefícios.

A computação em nuvem permite quepequenas empresas de marketing ganhem força e colaborem mais facilmente;

Os profissionais de marketingtambém apreciam a natureza fluida da nuvem, que permite crescimento e mudançaconforme as necessidades da empresa variam;

Quando os profissionais demarketing adotam o uso dessas ferramentas, eles ganham tempo para fazer maiscom menos esforço. Como resultado, eles podem se concentrar em gastar tempopara tornar a inovação possível para a iniciativa de marketing como um todo.Isso geralmente se mostra na forma de campanhas inovadoras com o objetivo dealcançar o público alvo e então expandir a base de clientes da empresa. Toda aprática de inovação aumenta a capacidade de vendas e impulsiona o crescimento deuma empresa;

O Marketing Digital abrange diversosserviços e técnicas que devem ser utilizados para que a empresa consiga resultadoseficazes. De publicidade online a marketing por e-mail, análise de dados dainternet, dentre outros. A computação em nuvem agrega muito nesse contexto,pois ajuda a otimizar a produtividade de cada uma dessas técnicas, fornecendo umainfraestrutura confiável para se conectar com os clientes e influenciadores deuma maneira suave e contínua;

As ferramentas de análise deacesso de dados podem fornecer informações sobre o interesse dos consumidores aserviços ou produtos. O uso de soluções especializadas e rápidas ajudará essasempresas a alcançarem esses consumidores de forma mais rápida e fácil e esta expansãode pesquisas de marketing podem ser solucionadas por tecnologias da nuvem.

Empresas de Transporte e Logística

A indústria da logística é um setor considerado previsível, com algumas oscilações de demandas muito conhecidas, como, por exemplo, a época do Natal e Réveillon, dia das mães, páscoa, entre outros momentos do ano. O processo de entrega e recebimento de mercadorias possui diversas etapas, como embalagem, processamento de circulação e distribuição de mercadorias e processamento de informações logísticas: armazenar, transportar, carregar e descarregar a carga até a final entrega ao consumidor. Todo esse processo complexo gera uma quantidade grande de dados que precisa ser processada e entendida, muitas vezes em tempo real.

A computação em nuvem é um aliado importante nesse processo. Com a ajuda dessa tecnologia, essas empresas realizam a coleta de dados de várias fontes com sistemas rápidos, precisos e que estão sempre disponíveis. Essas informações são liberadas antes que a capacidade e demanda do transporte logístico ocorram de fato, fazendo com que os processos ganhem velocidade.

O baixo investimento inicial e os recursos tecnológicos disponíveis fazem com que mesmo pequenas e médias empresas tenham total capacidade de inovar e crescer dentro de um mercado tão competitivo.

Abaixo alguns dos principais processos ou tecnologias da nuvem utilizados por empresas desse setor:

Atualizações de preços das mercadorias em tempo real: processar e compreender rapidamente os preços associados a cada elemento logístico de sua cadeia de suprimentos permite que você controle seus custos com sutileza. Os elementos de preço no transporte e armazenamento podem oscilar com base em uma série de fatores, como clima, condições de mercado ou demanda. Com tanta volatilidade, ajustes imediatos podem fazer ou quebrar as margens;

Estoque em tempo real: o estoque que você tem em mãos é o meio mais direto de controlar riscos e otimizar custos. O gerenciamento de estoque em tempo real permite que você maximize sua capacidade de responder às flutuações da demanda, enquanto mantém seu buffer contra emergências. O fluxo de dados da nuvem oferece um controle infinitamente mais preciso sobre os níveis de estoque;

Equipamentos e padrões de utilização: A integração em nuvem permite que as métricas sejam obtidas e analisadas de diversas maneiras, tornando esses padrões aparentes no envio e na aquisição. Desde como o equipamento é utilizado até a movimentação de carga mais frequente, os sistemas de software baseados em nuvem ajudam a descobrir padrões e utilizá-los para capitalizar melhor a abundância ou eliminar o desperdício excessivo;

A acessibilidade universal torna os processos que exigem supervisão 24 horas por dia com muito mais facilidade. Os gerentes de logística podem observar os processos em tempo real de locais remotos e permitem a implantação imediata de recursos caso seja necessária uma resposta.

Gostou do nosso conteúdo? Como podemos te ajudar hoje?

Vale a pena investir em Cloud?

 

Acompanhe nosso conteúdo e fique por dentro!!!

Compartilhe:

Outros destaques

Como uma plataforma de gerenciamento em nuvem (CMP) pode ajudar sua empresa à obter os benefícios financeiros?

A execução de um conjunto crescente e em evoluçãode serviços de nuvem pública em um ambiente dinâmico pode facilmente sair do controletanto do ponto de vista gerencial quanto financeiro.

Saiba mais

Como e por que o modelo Cloud está aqui para ficar?

Cada vez mais empresas estão começando a perceber as vantagens de se mover em direção à nuvem, e o COVID-19 acelerou a adoção dessa tecnologia.

Saiba mais

Field Services: por que você deve se importar com isso?

Há muitos pontos envolvidos com a prestação de serviços que merecem atenção por parte dos gestores das empresas. Afinal, não basta apenas oferecer os serviços de TI para seus clientes — é fundamental prestar toda a assistência para que funcionem adequadamente.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)