Voltar

Descubra as vantagens do armazenamento em nuvem

Leonardo Costa

Autores deste artigo: Diego Rodrigues Martins, Diego Machado e Lucas Santana

Foi-se o tempo em que se armazenava aquele monte de arquivo em HD´s e Pen drives. Hoje em dia a coisa mudou, com o nascimento da cloud computing, criou-se o armazenamento em nuvem, que é a resposta mais inteligente para quem busca segurança e acessibilidade para seus arquivos.

E nas empresas não é diferente. O Armazenamento em nuvem já é mais do que uma realidade, é uma necessidade. Muitas empresas dependem da nuvem, inclusive, para prestar seus serviços. Sabendo disso, o Inova criou esse conteúdo que mostra como a sua empresa pode aproveitar da melhor forma o armazenamento em nuvem. Vamos lá?

O que pode ser armazenado em nuvem?

Qualquer tipo de dado pode ser armazenado em nuvem, desde arquivos simples a sistemas complexos, permitindo que sejam acessados a qualquer momento.

As provedoras de cloud computing, como a Amazon Web Service, possibilitam diversos modelos de armazenamento em nuvem que se adaptam de acordo com a necessidade do negócio. Por exemplo, se a necessidade de uma empresa é armazenar um banco de dados com grande volume de escrita, as provedoras trazem soluções específicas para esse tipo de dados.

Armazenamento em nuvem pública

O armazenamento em nuvem pública é o componente fundamental para a arquitetura da maior partedas soluções em TI, por se tratar de um ambiente que pode ser ampliado a qualquer momento.

Na arquitetura da cloud computing, todos os dados e informações usados pelos aplicativos são mantidos na nuvem e contam com uma infraestrutura confiável e que atende as principais premissas: ser escalável, elástica, tolerante a falhas e de alta disponibilidade. Dessa forma, sendo ainda mais segura e confiável que os ambientes data centers tradicionais.

Armazenamento em nuvem híbrida

No Brasil, onde o conceito de nuvem pública ainda é novo e não tão popular entre empresas, muitos dos investimentos já foram feitos na compra de componentes físicos para um data center local.  Migrar todos os serviços para a nuvem, após aplicar tantos recursos em data centers, pode servisto como um erro no plano estratégico. Contudo, é possível optar peloarmazenamento híbrido. Ou seja, é possível utilizar os recursos do data center local e, por exemplo, configurar um backup de todo o ambiente em uma nuvempública. O armazenamento em nuvem híbrido também é uma ótima opção para criarredundância, replicação de dados ou mesmo para desenhar um serviço de altadisponibilidade. Dessa forma, os serviços escolhidos que estão no data center local serão disponibilizados na nuvem pública.

Como funciona a migração de dados para a nuvem pública?

Os dados são a base para o sucesso de uma organização e a garantia de alta disponibilidade dos mesmos, são fundamentais para a estratégia do negócio. Todos sabem dos riscos de se manter um serviço executado em um data center local e ainda assim há empresas que possuem mais de 30 anos de dados armazenados em seu ambiente. Se a sua pergunta é: “Eu posso migrar todos os meus dados para nuvem?”. A resposta é sim! Todos os grandes provedores de serviços em cloud possuem serviços especializados para a migração de dados, garantindo a segurança e confiabilidade dos dados ao transferi-los para a nuvem.

Quais são os benefícios da nuvem pública?

Os benefícios de utilizar o armazenamento em nuvem pública são numerosos. Seguem alguns deles:

a) Escalabilidade: Sem dúvidas, a possibilidade de escalabilidade no armazenamento de arquivos na nuvem é um diferencial. Para usuários de storage na nuvem, existe possibilidade de começar com os recursos necessários para que os serviços se iniciem com a performance e capacidade necessárias, sem que existam recursos subutilizados ou recursos esgotados, como é comum na implantação de serviços utilizando data centers locais.

b) Elasticidade: Com a necessidade de avaliação do dimensionamento de recursos computacionais, a nuvem traz a proposta de sistemas elásticos onde não há o desperdício dos investimentos. Se torna possível dimensionar os recursos necessários para atender a uma determinada demanda, mesmo que pontual, aumentando ou diminuindo de acordo com a necessidade.

c) Alta Disponibilidade: Tendo em vista a necessidadede possuir os dados estratégicos disponíveis a todo momento, a nuvem traz oconceito de alta disponibilidade: não importa onde, quando ou como, seus dados sempre estarão disponíveis, bastando possuir conexão com a internet.

d) Tolerância às falhas: É a capacidade de continuar operando continuamente, mesmo quando identificada uma falha em algum componente. Com serviços em nuvem, os serviços não serão impactados em caso de falhas e a percepção que o serviço está impactado é mínima. Além disso, não há necessidade de se preocupar com a manutenção física, está é feito pelo provedor de nuvem, sem interferir no funcionamento.

c) Orçamento e recursos: Utilize o método de pagamento que melhor atender as necessidades de seu negócio. Pague por consumo, ou seja, apenas pela quantidade e serviços que utilizou. Garanta assim o melhor preço pelos recursos necessários.

d) Backup e recuperação: Os provedores de serviço na nuvem oferecem diversas modalidades para implantar um serviço de armazenamento ou mesmo um serviço de backup. O custo para a utilização de serviços de storage serão calculados de acordo com o volume de dados e necessidade do negócio. Dessa forma, o gestor de TI pode escolher a solução que mais se aproxima da sua necessidade. Há organizações, por exemplo, em que o serviço mais crítico é usado somente em horário comercial ou uma vez ao ano.

Após conhecer os benefícios do armazenamento em nuvem, é difícil não aderir à essa solução. A nuvem hibrida é uma das melhores soluções para quem quer ter os benefícios da cloud sem abrir mão do seu data center local. Além de ser uma opção de transição em que os investimentos anteriores são aproveitados, é possível potencializar a segurança e adicionar recursos e serviços de modo rápido e funcional, sem custos de espaço físico, equipamentos ou times técnicos para implantação e configuração.

Entre em contato com a Globalweb Cloud para que possamos fazer um estudo mais aprofundado da sua realidade e propor soluções personalizadas para o contexto da sua organização.

Compartilhe:

Outros destaques

Metodologia ágil em desenvolvimentos é potencializada pela orquestração multinuvem

Empresas podem obter benefícios como vantagem competitiva e corte de custos ao unir dos dois processos

Saiba mais

Nuvem híbrida: o que é e qual é a sua importância para a computação?

Neste texto, você verá como a nuvem híbrida é importante para a computação e para a vida da empresa. Quer saber melhor como isso funciona?

Saiba mais

Jornada para a nuvem: começar bem acompanhado é o caminho para o sucesso

Desde que a jornada para a nuvem era algo do futuro e cheia de promessas, centenas de organizações de todos os portes embarcaram nesta jornada

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)