Voltar

ESG e diversidade não só no papel

Daniel Pacheco de Almeida

Quando pensamos em diversidade, geralmente lembramos de segregação de raça ou gênero. Contudo, a diversidade é muito mais ampla e é necessário pensarmos nisso com seriedade.

Hoje, se fala muito sobre diversidade, mas sem muitas ações concretas. O que o estado não faz é a iniciativa privada que começa a fazer.

O que você enxerga sobre diversidade no seu ambiente de trabalho? Existe diversidade nas salas de aulas das faculdades ou cursos de pós-graduação?

Quantas pessoas acima de 50 anos (etarismo), ou negros, ou com diversidade de gênero foram contratadas em sua empresa nos últimos seis meses?

Este é foco da mudança: entender o que é possível realizar e iniciar com ações, e não somente publicidade.

Fala-se tanto em ESG (Ambiental, Social e Governança), priorizando a Governança e dando publicidade para o Ambiental, mas pouco se fala no Social.

As práticas sociais podem começar dentro das próprias empresas, entendendo o perfil de seus colaboradores e se realmente existe diversidade no seu capital humano.

Não há como exigir que tudo mude de forma rápida e simples. É um trabalho de mudança de cultura, passo a passo, entendendo as demandas e implementando melhores práticas já “dentro de casa” – ou dentro da empresa –para que realmente a diversidade saia do papel e inicie com ações práticas.

E na empresa que você atua? Existe diversidade?

Compartilhe:

Outros destaques

Atendimento ao Cliente

O Atendimento ao cliente é uma tarefa que muitas vezes achamos ser fácil, mas aí é que está a questão: será que é tão fácil assim como estamos pensando?

Saiba mais

Desvendando a Importância da Gestão por Resultados

Como gestor de TI, sempre adotei esse modelo de gestão corporativa orientado a resultados em meu dia a dia de trabalho com o time de TI, reconhecendo que são as pessoas por trás das operações que impulsionam os resultados para os negócios, mais que precisam ser orientadas e direcionadas. Neste breve artigo, vou comentar sobre o conceito de gestão por resultados e sua vital importância diante de um cenário em constante evolução e transformação que vivemos.

Saiba mais

O pior risco está sempre oculto

Sempre que pensamos em gestão, pensamos em resultados. Mas também existe o fantasma do risco corporativo, onde muitos acreditam que são intrínsecos ao negócio em que estão inseridos. Mal sabem que além dos riscos inerentes, há inúmeros riscos que devem ser identificados pelos gestores, como riscos jurídicos, riscos de regulamentação, riscos táticos e operacionais, dentre outros.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)