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Desvendando a Importância da Gestão por Resultados

Mateus de Abreu Gomes

Como gestor de TI, sempre adotei esse modelo de gestão corporativa orientado a resultados em meu dia a dia de trabalho com o time de TI, reconhecendo que são as pessoas por trás das operações que impulsionam os resultados para os negócios, mais que precisam ser orientadas e direcionadas. Neste breve artigo, vou comentar sobre o conceito de gestão por resultados e sua vital importância diante de um cenário em constante evolução e transformação que vivemos.

Então, o que é Gestão por Resultado?

Trata-se de um modelo de gestão corporativa que utiliza uma abordagem que se concentra na definição de metas claras e mensuráveis. Em vez de se concentrar apenas nas atividades ou no processo, a gestão por resultados prioriza os objetivos finais e orienta todas as ações da equipe em direção aos objetivos definidos.



O termo “gestão por resultados” foi apresentado pela primeira vez por Peter Drucker, um dos mais importantes teóricos da administração moderna, em seu livro The Practice of Management, de 1954.


Essa forma de gerir é incrível, porque envolve:

• Metas claras e específicas;

• Estabelece Indicadores-chave de Desempenho (KPIs) para acompanhar e monitorar o progresso;

• Identifica os recursos necessários para a execução;

• Atuar de forma estratégica.

Seu objetivo é otimizar a eficiência e a eficácia das operações, assegurando o alinhamento de todas as atividades com os objetivos do negócio. A gestão por resultados se torna crucial em diversos aspectos, dentre eles, destacam-se três que considero de maior relevância.

• Alinhamento Estratégico: É crucial, pois direciona as atividades da equipe para os objetivos estratégicos da empresa, assegurando que todas as ações e atividades contribuam para os objetivos de negócio.

• Foco na Eficiência: Estabelecendo metas claras e mensuráveis para a equipe, a gestão por resultados ajuda a direcionar a energia no local certo, aumentando a eficiência operacional e os ganhos.

• Tomada de Decisão: Com as informações fornecidas pelos indicadores de desempenho (KPIs), os gestores conseguem tomar decisões baseadas em dados, eliminando o famoso “eu acho”.

Na prática, uma das abordagens mais utilizadas para construção de metas claras e alcançáveis é aplicando o método SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais). Esse método oferece uma forma estruturada para definir objetivos que sejam específicos, claramente definidos e compreendidos por todos os envolvidos da equipe.

Mas implementar gestão por resultados não ocorre instantaneamente. Depende, fundamentalmente, de valores cultivados e da cultura dentro do ambiente de trabalho. Esses valores podem ser resumidos em três elementos-chave: transparência, objetividade e engajamento.

• Transparência: Fornecer uma comunicação aberta e honesta em todos os níveis da organização. Envolve em compartilhar informações relevantes sobre as metas, desafios, desempenho e tomadas de decisão de forma clara e acessível. Sem contar que promove a confiança entre todos, reduzindo maus entendimentos e colaboração do time.

• Objetividade: Significa avaliar e tomar decisões com base em dados concretos, em vez de preferências pessoais ou simplesmente na subjetividade, tornar-se essencial para definir metas claras e mensuráveis, avaliando o desempenho de forma imparcial identificando pontos de melhoria.

• Engajamento: trata-se do envolvimento ativo de todos os membros da equipe com seu trabalho, metas e objetivos da organização, sendo cultivado através do estímulo à participação da valorização das contribuições individuais, do reconhecimento do esforço e fortalecendo de um ambiente de trabalho positivo e motivador.

Como gestores, é fundamental adotarmos essa metodologia para garantir que nossas empresas se destaquem no mercado. A sua implementação traz uma série de ganhos significativos, incluindo aumento de receita e lucratividade, promove o engajamento e a retenção de profissionais, melhoria dos processos internos, sem contar o crescimento de forma sustentável dos negócios.


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Vamos aprofundar a conversa sobre esse método amplamente adotado por grandes empresas e explorar como ele pode impulsionar o sucesso dos negócios.

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