Voltar

Desenvolvimento ágil: como aprimora o desenvolvimento de software?

Marisa Albuquerque

Com a grande competitividade existente no desenvolvimento de software, é fundamental criar maneiras para gerar maior valor ao cliente. Uma das melhores formas para isso é o desenvolvimento ágil.

Com ele, é possível fazer pequenas entregas, criando a sensação de que o projeto é executado mais rapidamente. Além disso, a tendência é de que o projeto tenha maior alinhamento com os desejos dos clientes.

Quer saber quais são as outras vantagens e os passos necessários para colocar o desenvolvimento ágil em ação? Então, você entenderá melhor sobre o assunto e verá agora como colocar tudo isso em ação.

Saiba agora o que fazer para obter todas as vantagens com as informações que trouxe neste artigo. Boa leitura!

O que é desenvolvimento ágil?

O desenvolvimento ágil é aquele que promete fazer com que a entrega de valor seja mais rápida. Isso acontece quando elas são fracionadas em partes menores.

Para tanto, é necessário agir de maneira auto-organizada e com inteligência coletiva. Por isso, a metodologia é usada frequentemente no desenvolvimento de softwares. Ainda assim, é possível ser utilizada na maioria dos projetos.

Como surgiu?

A maneira tradicional de se desenvolver softwares era a partir do levantamento de requisitos. Somente depois disso, desenhar a arquitetura, implementar, fazer testes e, por fim, se preocupar com a produção e a manutenção do software.

Ou seja: tudo era realizado no modelo cascata, em que uma etapa apenas poderia ser iniciada quando a anterior fosse finalizada. Embora não haja nada incorreto nisso, o método pode se mostrar mais demorado, já que é muito rígido.

Para resolver esse problema com a flexibilização dos processos, em 2001, um grupo de programadores fez o Manifesto Ágil. A ideia era que fosse criada uma nova metodologia capaz de trabalhar de maneira leve, rápida e profissional.

Como ele pode ajudar a melhorar sua empresa?

Veja, agora, quais são algumas das vantagens que o desenvolvimento ágil tem para proporcionar ao seu negócio.

Fortalece as interações

As interações entre a empresa e os clientes ficam mais fortes, já que eles podem opinar durante todas as fases. Ou seja, não é necessário que todos os processos estejam concluídos. Nesse sentido, o principal objetivo é entregar resultados contínuos no menor tempo possível. Dessa forma, os clientes sentem que são bem atendidos e ficam satisfeitos com os resultados.

Mais do que isso, as mudanças pedidas pelos clientes não representam algum tipo de problema para a entrega final, como acontece nos modelos tradicionais. Aqui, qualquer pedido que seja útil para que o software seja mais competitivo e completo é interessante também para a equipe.

Reduz custos

No método tradicional, o cliente pode demorar mais tempo para dar o feedback. Com isso, é possível que processos que levaram um tempo considerável das equipes para serem executados precisem ser remodelados ou totalmente reformulados.

Dessa maneira, as equipes se tornam menos produtivas e se demora mais tempo para que os clientes fiquem satisfeitos com o resultado obtido.

Aumenta a produtividade

Por outro lado, com metodologias ágeis, a produtividade é elevada, já que as equipes sabem exatamente o que deve ser realizado em cada processo. Ou seja, o retrabalho é evitado.

Isso acontece por causa da “pirâmide invertida”, fazendo com que os custos e prazos sejam acertados de maneira prévia, diferentemente do que acontecia antes, em que apenas o escopo do projeto era definido de antemão. Questões como prazos e custos eram determinados depois.

Com isso, até mesmo o custo e os prazos para entrega podem ser otimizados, já que há menor chance de existirem atrasos ou contar com custos desnecessários. Vale lembrar que problemas como esses podem comprometer a satisfação dos consumidores com a empresa.

Melhora o alinhamento

No modelo tradicional, problemas de alinhamento podem comprometer toda a entrega, já que as dificuldades serão ainda mais aparentes no final do processo. Por outro lado, com as pequenas entregas, é possível ter em mente quais são as necessidades do cliente de maneira mais completa, fazendo com que o alinhamento tenha crescimento e a relação com a empresa seja cada vez melhor.

Otimiza os processos de forma contínua

Com tudo isso, o resultado só pode ser processos que melhoram continuamente, sem depender diretamente de outros. Com isso, o funcionamento do software, em si, é priorizado, obtendo melhores entregas para o cliente.

Como a metodologia pode ser incorporada na sua empresa?

É possível utilizar a metodologia de diversas formas, adotando várias práticas distintas. Uma das mais conhecidas no momento é a Scrum (um framework que trabalha com vários sprints, que funcionam como ciclos).

Antes dos ciclos se iniciarem, deve-se realizar uma reunião de planejamento para que sejam definidas quais são as prioridades do software e fazer uma lista do que deverá ser implementado. Cada sprint é definido a partir dos fragmentos dos processos que devem ser finalizados dentro do período que o ciclo dura.

Para fazer o acompanhamento, são realizadas reuniões diárias, também denominadas como Daily Scrum. Quando o ciclo termina, outra reunião é feita para repassar tudo que aconteceu e definir quais são os passos para o próximo ciclo.

Como a abordagem utiliza vários princípios, definir as práticas que devem ser seguidas é diferente para cada time. Independentemente dos métodos escolhidos, é fundamental contar com:

  • planejamento;
  • alinhamento entre todos os colaboradores;
  • aprendizagem com os erros;
  • treinamento;
  • união entre os profissionais.

Para conseguir boa performance, porém, é interessante contar com empresas especializadas no mercado, que ajudaram na adaptação e na adoção dos princípios fundamentais para que a empresa consiga oferecer diferenciais para os clientes. Isso faz com que eles tenham pequenas entregas em curtos prazos, otimizando a satisfação deles com os resultados entregues.

Com uma consultoria especializada, as soluções são obtidas mais rapidamente, uma vez que menos erros serão cometidos e a empresa não precisará aprender com as dificuldades para conseguir a performance desejada. Há boas parcerias que podem ajudar seu negócio a adotar o desenvolvimento ágil com o know-how já adquirido.

Uma delas é a Globalweb. Quer saber tudo que temos a oferecer para você? Então, entre em contato agora mesmo conosco e entenda todas as vantagens que temos para proporcionar ao seu negócio.

Compartilhe:

Outros destaques

Qual é o impacto da tecnologia 5G na cloud computing?

A revolução da tecnologia 5G está prestes a começar. Assim que a inovação da comunicação sem fio for aplicada nos mais diversos países, notaremos seus impactos na eficiência operacional e na diminuição de custos das empresas, bem como na vida pessoal de todos os envolvidos.

Saiba mais

O que é machine learning? Tire aqui todas as suas dúvidas!

O machine learning e as diversas ferramentas de inteligência artificial e análise de dados têm como diferenciais a capacidade de entregar grande parte dos trabalhos para que as próprias máquinas os façam.

Saiba mais

Afinal, o que é data science? Descubra aqui!

Que o mercado está cada vez mais desafiador e exigindo decisões baseadas em exatidão dos gestores, não é uma novidade para ninguém. Diante disso, para quem se preocupa com as tomadas estratégicas, é fundamental ter conhecimento sobre o que é data science e qual seu impacto nas organizações.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)