Voltar

Desenvolvimento ágil: como aprimora o desenvolvimento de software?

Ricardo De Carvalho Costa

Com a grande competitividade existente no desenvolvimento de software, é fundamental criar maneiras para gerar maior valor ao cliente. Uma das melhores formas para isso é o desenvolvimento ágil.

Com ele, é possível fazer pequenas entregas, criando a sensação de que o projeto é executado mais rapidamente. Além disso, a tendência é de que o projeto tenha maior alinhamento com os desejos dos clientes.

Quer saber quais são as outras vantagens e os passos necessários para colocar o desenvolvimento ágil em ação? Então, você entenderá melhor sobre o assunto e verá agora como colocar tudo isso em ação.

Saiba agora o que fazer para obter todas as vantagens com as informações que trouxe neste artigo. Boa leitura!

O que é desenvolvimento ágil?

O desenvolvimento ágil é aquele que promete fazer com que a entrega de valor seja mais rápida. Isso acontece quando elas são fracionadas em partes menores.

Para tanto, é necessário agir de maneira auto-organizada e com inteligência coletiva. Por isso, a metodologia é usada frequentemente no desenvolvimento de softwares. Ainda assim, é possível ser utilizada na maioria dos projetos.

Como surgiu?

A maneira tradicional de se desenvolver softwares era a partir do levantamento de requisitos. Somente depois disso, desenhar a arquitetura, implementar, fazer testes e, por fim, se preocupar com a produção e a manutenção do software.

Ou seja: tudo era realizado no modelo cascata, em que uma etapa apenas poderia ser iniciada quando a anterior fosse finalizada. Embora não haja nada incorreto nisso, o método pode se mostrar mais demorado, já que é muito rígido.

Para resolver esse problema com a flexibilização dos processos, em 2001, um grupo de programadores fez o Manifesto Ágil. A ideia era que fosse criada uma nova metodologia capaz de trabalhar de maneira leve, rápida e profissional.

Como ele pode ajudar a melhorar sua empresa?

Veja, agora, quais são algumas das vantagens que o desenvolvimento ágil tem para proporcionar ao seu negócio.

Fortalece as interações

As interações entre a empresa e os clientes ficam mais fortes, já que eles podem opinar durante todas as fases. Ou seja, não é necessário que todos os processos estejam concluídos. Nesse sentido, o principal objetivo é entregar resultados contínuos no menor tempo possível. Dessa forma, os clientes sentem que são bem atendidos e ficam satisfeitos com os resultados.

Mais do que isso, as mudanças pedidas pelos clientes não representam algum tipo de problema para a entrega final, como acontece nos modelos tradicionais. Aqui, qualquer pedido que seja útil para que o software seja mais competitivo e completo é interessante também para a equipe.

Reduz custos

No método tradicional, o cliente pode demorar mais tempo para dar o feedback. Com isso, é possível que processos que levaram um tempo considerável das equipes para serem executados precisem ser remodelados ou totalmente reformulados.

Dessa maneira, as equipes se tornam menos produtivas e se demora mais tempo para que os clientes fiquem satisfeitos com o resultado obtido.

Aumenta a produtividade

Por outro lado, com metodologias ágeis, a produtividade é elevada, já que as equipes sabem exatamente o que deve ser realizado em cada processo. Ou seja, o retrabalho é evitado.

Isso acontece por causa da “pirâmide invertida”, fazendo com que os custos e prazos sejam acertados de maneira prévia, diferentemente do que acontecia antes, em que apenas o escopo do projeto era definido de antemão. Questões como prazos e custos eram determinados depois.

Com isso, até mesmo o custo e os prazos para entrega podem ser otimizados, já que há menor chance de existirem atrasos ou contar com custos desnecessários. Vale lembrar que problemas como esses podem comprometer a satisfação dos consumidores com a empresa.

Melhora o alinhamento

No modelo tradicional, problemas de alinhamento podem comprometer toda a entrega, já que as dificuldades serão ainda mais aparentes no final do processo. Por outro lado, com as pequenas entregas, é possível ter em mente quais são as necessidades do cliente de maneira mais completa, fazendo com que o alinhamento tenha crescimento e a relação com a empresa seja cada vez melhor.

Otimiza os processos de forma contínua

Com tudo isso, o resultado só pode ser processos que melhoram continuamente, sem depender diretamente de outros. Com isso, o funcionamento do software, em si, é priorizado, obtendo melhores entregas para o cliente.

Como a metodologia pode ser incorporada na sua empresa?

É possível utilizar a metodologia de diversas formas, adotando várias práticas distintas. Uma das mais conhecidas no momento é a Scrum (um framework que trabalha com vários sprints, que funcionam como ciclos).

Antes dos ciclos se iniciarem, deve-se realizar uma reunião de planejamento para que sejam definidas quais são as prioridades do software e fazer uma lista do que deverá ser implementado. Cada sprint é definido a partir dos fragmentos dos processos que devem ser finalizados dentro do período que o ciclo dura.

Para fazer o acompanhamento, são realizadas reuniões diárias, também denominadas como Daily Scrum. Quando o ciclo termina, outra reunião é feita para repassar tudo que aconteceu e definir quais são os passos para o próximo ciclo.

Como a abordagem utiliza vários princípios, definir as práticas que devem ser seguidas é diferente para cada time. Independentemente dos métodos escolhidos, é fundamental contar com:

  • planejamento;
  • alinhamento entre todos os colaboradores;
  • aprendizagem com os erros;
  • treinamento;
  • união entre os profissionais.

Para conseguir boa performance, porém, é interessante contar com empresas especializadas no mercado, que ajudaram na adaptação e na adoção dos princípios fundamentais para que a empresa consiga oferecer diferenciais para os clientes. Isso faz com que eles tenham pequenas entregas em curtos prazos, otimizando a satisfação deles com os resultados entregues.

Com uma consultoria especializada, as soluções são obtidas mais rapidamente, uma vez que menos erros serão cometidos e a empresa não precisará aprender com as dificuldades para conseguir a performance desejada. Há boas parcerias que podem ajudar seu negócio a adotar o desenvolvimento ágil com o know-how já adquirido.

Uma delas é a Globalweb. Quer saber tudo que temos a oferecer para você? Então, entre em contato agora mesmo conosco e entenda todas as vantagens que temos para proporcionar ao seu negócio.

Compartilhe:

Outros destaques

O pior risco está sempre oculto

Sempre que pensamos em gestão, pensamos em resultados. Mas também existe o fantasma do risco corporativo, onde muitos acreditam que são intrínsecos ao negócio em que estão inseridos. Mal sabem que além dos riscos inerentes, há inúmeros riscos que devem ser identificados pelos gestores, como riscos jurídicos, riscos de regulamentação, riscos táticos e operacionais, dentre outros.

Saiba mais

Tenha bom relacionamento no trabalho

Ter um bom relacionamento no trabalho é sempre um grande desafio, seja pelo fato da necessidade de trabalhar em grupo, pela personalidade dos colegas, atividades na rotina de serviço, entre outros. 

Saiba mais

A Dimensão Social da Justiça em um Mundo Digital

Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização de diversos aspectos de nossas vidas, surge a necessidade de discutir a dimensão social da justiça em um mundo digital. O advento das tecnologias digitais tem trazido inúmeros benefícios, mas também desafios e questões éticas que exigem uma reflexão jurídica aprofundada. Neste artigo, exploraremos a importância de uma abordagem justa e equitativa no contexto digital, considerando os impactos sociais dessas transformações.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)