Voltar

Estudo de Caso: Jornada para a nuvem COPEL

Fabio Kuhl

A Companhia Paranaense de Energia (COPEL) é uma empresa brasileira do estado do Paraná que gera, transmite e distribui energia elétrica além de atuar na área de telecomunicações. A Copel opera um parque gerador de 21 usinas próprias , das quais 19 são hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica. A capacidade instalada total dessas usinas é de 4.756,1 megawatts. Os ativos de transmissão somam 3.821 km de linhas de transmissão e 44 subestações, com previsão de adição de mais 1.581 km até 2021. Seu sistema de distribuição é formado por 178.979 km de linhas e 341 subestações, sendo 334 operadas a distância. Atende a mais de 3,4 milhões de unidades consumidoras em 393 municípios. Possui um quadro de funcionários de mais de 7.000 colaboradores.

Após reestruturação interna a Holding decidiu unificar as áreas de apoio das 5 empresas do grupo em uma única Central de Serviços Compartilhadas (RH, frota, viagens, facilities, financeiro, service desk e gestão documental). Então em Junho de 2019 a COPEL encontrou-se diante de um desafio para o qual precisava de uma solução urgente: cada uma das áreas de negócios que estavam sendo unificadas possuía um processo diferente, um sistema diferente, e contratos de suporte com características diferentes. A solução pensada pela Copel para este desafio foi a adoção uma ferramenta de automação de processos (RPA) para criar um canal único de solicitações e aumentar a capacidade de atendimento do CSC ao mesmo tempo reduzindo custos de operação.

O Desafio

O CSC, vislumbrando esta necessidade entrou em contato com a GLOBALWEB e durante as primeiras conversas alinharam o entendimento de que definir  os processos mais críticos para a operação do CSC e fazer um projeto pontual para iniciar a cultura de automação e comprovar a eficácia da solução para a gestão da COPEL, seria a melhor opção no momento.

A partir de um orçamento desafiador de R$ 50 mil a GLOBALWEB uniu forças com a Renew Solutions e conseguiu entregar uma solução hospedada na nuvem da AWS.

Por que AWS?

Com a AWS a Globalweb apresentou uma solução completa para a infraestrutura necessária, utilizando uma arquitetura baixo custo para manter a plataforma de automação implantada pela Renew disponível de forma estável, íntegra e seguindo rigorosos padrões de segurança internacionalmente reconhecidos e aderentes às normas governamentais brasileiras. Estes foram os fatores decisivos para a decisão de escolher a AWS.

Os benefícios

A entrega da infraestrutura necessária para o projeto aconteceu em poucos dias, bastando conectar o ambiente provisionado na AWS ao ambiente da COPEL e ao parceiro fornecedor da solução de RPA. A agilidade deste processo fez que com que o projeto decolasse em curto prazo, além de permitir a antecipação da Fase 1 do projeto de automação do CSC em quase 1 ano, o que não seria possível se fosse utilizada infraestrutura da forma prevista inicialmente pela COPEL (on-premisses).

Compartilhe:

Outros destaques

Como e por que o modelo Cloud está aqui para ficar?

Cada vez mais empresas estão começando a perceber as vantagens de se mover em direção à nuvem, e o COVID-19 acelerou a adoção dessa tecnologia.

Saiba mais

Por que a computação em nuvem é tão importante para pequenas e médias empresas?

Visando a incentivar a adoção, preparamos um conteúdo com cenários reais de uso da computação em nuvem em diversos setores.

Saiba mais

Field Services: por que você deve se importar com isso?

Há muitos pontos envolvidos com a prestação de serviços que merecem atenção por parte dos gestores das empresas. Afinal, não basta apenas oferecer os serviços de TI para seus clientes — é fundamental prestar toda a assistência para que funcionem adequadamente.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)