Voltar

Modelo Cascata x Modelo Ágil

Wagner Sampaio Fernandes

Entenda os principais aspectos e as grandes diferenças entre essas metodologias

Uma das primeiras decisões que os gestores de projetos de desenvolvimento de software precisam tomar é sobre a escolha da metodologia a ser adotada, onde temos o Modelo Cascata ou o Modelo Ágil. Essa decisão desempenha um papel crucial, pois ao definir como a produção de uma aplicação de software será gerenciada, assim também será levado em consideração quais recursos serão necessários e outros aspectos fundamentais durante esse processo.

O modelo Cascata e suas particularidades

O modelo de desenvolvimento de software Cascata (ou waterfall) surgiu em meados dos anos 70, como uma forma de otimizar a gestão desse tipo de projeto. Baseia-se em uma hierarquia rígida de etapas sequenciais com um controle fixo das funções. Por ser fincado emplanejamento e em extensa documentação, o modelo Cascata foi proposto como uma maneira de melhorar a previsibilidade dos projetos gerando uma maior capacidade preditiva sobre tempo e orçamento do projeto.

O modelo Cascata é composto pelas seguintes etapas:

Etapa de levantamento de requisitos: são realizadas entrevistas com o cliente para compreender a proposta do projeto. Esses requisitos são então transformados em funcionalidades, definindo o escopo do projeto;

Etapa de planejamento: envolve decisões-chave, como: a escolha de linguagens de programação e a alocação de orçamento;

Etapa de modelagem: são definidos aspectos gerais, como: plataformas e estrutura de dados do sistema;

Etapa de desenvolvimento: dedicada à implementação do código com a equipe construindo as funcionalidades do projeto. A eficácia dessa fase depende das etapas anteriores, especialmente de um levantamento de requisitos robusto; 

Etapa de testes: visa garantir a consistência do sistema, submetendo-o a diversas combinações para identificar possíveis erros. A condução dos testes é orientada pelos requisitos e documentos do projeto;

Etapa de implantação: o sistema é entregue ao ambiente de uso, incluindo a distribuição do software e as manutenções subsequentes. É primordial intensificar o suporte ao cliente nesse momento para facilitar a adaptação ao novo software.

 

Aspectos Positivos do Modelo Cascata

No modelo Cascata, a obtenção de um consenso inicial entre desenvolvedores e clientes sobre o escopo do projeto oferece benefícios significativos, isso simplifica o planejamento e o design, facilitando a medição do progresso, uma vez que o escopo completo do trabalho é conhecido antecipadamente.

Durante o desenvolvimento, a flexibilidade permite que diversos membros da equipe estejam envolvidos em diferentes tarefas, otimizando a eficiência. Por exemplo, analistas de negócios podem documentar requisitos, enquanto desenvolvedores trabalham em outros projetos, e testadores podem preparar scripts durante a codificação.

Outra vantagem é a redução da necessidade constante da presença do cliente, exceto em momentos cruciais, como: revisões e aprovações. Essa abordagem é particularmente adequada para projetos que envolvem a criação de vários componentes de software, às vezes em paralelo, para integração com sistemas externos.

Além disso, o modelo Cascata permite que o software seja projetado de forma abrangente desde o início do ciclo de vida do desenvolvimento, o que resulta em um design mais aprimorado, minimizando a probabilidade do "efeito fragmentado", um fenômeno que pode surgir quando trechos de código são adicionados ao aplicativo sem integração adequada.

Aspectos Negativos do Modelo Cascata

Apesar dos benefícios, o modelo Cascata enfrenta desafios notáveis, especialmente na eficácia dos requisitos. A coleta e documentação significativa desses requisitos para os clientes muitas das vezes se revelam a parte mais complexa do desenvolvimento do software.

Os clientes podem se sentir sobrecarregados por detalhes fundamentais no Modelo Cascata, pois podem parecer excessivos. A capacidade limitada de visualizar um aplicativo a partir de uma documentação de requisitos é uma barreira adicional e embora wireframes (diagrama visual que esboça a estrutura de uma tela de um site ou de aplicativo) e mockups (modelo em escala ou de tamanho real de um projeto ou dispositivo, usado para ensino, demonstração e avaliação de design) ajudem nessa visualização, muitos usuários finais ainda enfrentam dificuldades para integrar esses elementos com requisitos escritos.

Outra desvantagem potencial é a insatisfação do cliente com o software entregue. Como o produto é baseado em requisitos documentados, o cliente muitas vezes não visualiza completamente o resultado até que esteja quase concluído. Isso torna mudanças tardias difíceis e onerosas para serem realizadas. Essas questões ressaltam a importância de abordagens mais flexíveis, como o modelo Ágil, para lidar com a dinâmica e a evolução contínua durante o desenvolvimento.

 

O modelo Ágil e suas particularidades

A Metodologia Ágil surgiu em 2011, como uma resposta à rigidez dos métodos tradicionais de desenvolvimento, marcando a criação do Manifesto Ágil, que delineia seus princípios fundamentais.

Os quatro valores centrais do Manifesto Ágil:

1.   Indivíduos e interações acima de procedimentos e ferramentas;

2.   Funcionamento do software acima da documentação;

3.   Colaboração com o cliente acima de negociação e contrato;

4.    Capacidade de resposta a mudanças acima de um plano pré-estabelecido.

Esses valores refletem a ênfase na entrega de um produto de qualidade e na criação de uma excelente experiência do usuário, mesmo que isso envolva ajustes contínuos de processos e planos.

Além dos valores, os fundadores estabeleceram 12 princípios essenciais, incluindo a satisfação do cliente, aceitação de mudanças de requisitos, entregas frequentes de software funcional, colaboração diária entre profissionais de negócios e desenvolvedores, e a promoção de ambientes sustentáveis e auto-organizáveis.

Esses princípios, fundamentados na flexibilidade, colaboração e adaptabilidade, são a espinha dorsal da Metodologia Ágil, impulsionando equipes a criarem produtos de alta qualidade de maneira mais eficiente e responsiva.

As 8 principais metodologias ágeis:

1. Scrum

• Foco: Gestão de projetos.

• PrincipaisCaracterísticas: Time-boxing (sprints), papéis definidos (Product Owner, Scrum Master, Time de Desenvolvimento) e reuniões regulares (Daily Standup, Sprint Review, Sprint Planning, Sprint Retrospective).

 

2. Kanban

• Foco: Fluxo contínuo de trabalho.

• PrincipaisCaracterísticas: Visualização do trabalho em um quadro, limites de trabalho em progresso (WIP), otimização do fluxo de trabalho e adaptação contínua.

3. eXtreme Programming (XP)

• Foco: Desenvolvimento de software.

• Principais Características: Programação em pares, desenvolvimento orientado a testes (TDD), integração contínua, releases frequentes e comunicação constante entre os desenvolvedores e clientes.

4. Lean

• Foco: Eliminação de desperdícios.

• PrincipaisCaracterísticas: Identificação e eliminação de atividades que não agregam valor, foco na eficiência, minimização deestoques e melhoria contínua.

5. Dynamic SystemsDevelopment Methodology (DSDM)

• Foco: Desenvolvimento rápido e entrega iterativa.

• Principais Características:  Abordagem iterativa e incremental, colaboração intensiva com os stake holders, priorização de funcionalidades essenciais e entrega rápida.

 

6. FeatureDriven Development (FDD)

• Foco: Desenvolvimento orientado a funcionalidades.

• Principais Características: Identificação e modelagem de funcionalidades, desenvolvimento iterativo, inspeção frequente e ênfase na qualidade do software.

7. AdaptiveSoftware Development (ASD)

• Foco: Adaptação contínua a mudanças.

• Principais Características: Colaboração extensiva, entrega incremental, ajustes contínuos de acordo com as mudanças nos requisitos e comunicação frequente.

8. ScaledAgile Framework (SAFe)

• Foco: Escalabilidade de práticas ágeis para grandes organizações.

• Principais Características: Estrutura hierárquica, portfólios ágeis, times ágeis, coordenação entre diferentes níveis de planejamento e implementação em larga escala.

Os Aspectos Positivos do Modelo Ágil

No modelo Ágil, o cliente desfruta de oportunidades frequentes e antecipadas para visualizar o progresso do trabalho e solicitar mudanças ao longo do projeto. Essa abordagem proporciona ao cliente um forte senso de propriedade, permitindo uma colaboração extensiva e direta com a equipe.

Se a prioridade é acelerar o tempo de comercialização de um aplicativo específico, em vez de liberar um conjunto completo de recursos no lançamento inicial, o método Ágil oferece uma solução eficaz. Ele permite a produção rápida de uma versão básica funcional, que pode ser aprimorada em sucessivas iterações.

Além disso, outra vantagem significativa dessa abordagem é o foco intensificado no usuário. Isso geralmente resulta de uma interação mais frequente e direta com o cliente, garantindo que o desenvolvimento esteja alinhado com as necessidades e expectativas do usuário final.

Os Aspectos Negativos do Modelo Ágil

Embora o modelo Ágil ofereça benefícios significativos, há alguns aspectos importantes a serem ponderados:

Envolvimento do Cliente: O alto grau de envolvimento do cliente, apesar de positivo para o projeto, pode ser desconfortável para clientes que não têm tempo ou interesse para essa participação ativa.

 

Dedicação da Equipe: O modelo Ágil funciona melhor quando os membros da equipe de desenvolvimento são totalmente dedicados ao projeto. A concentração na entrega frequente pode levar a itens não concluídos dentro do prazo, exigindo sprints adicionais e aumentando os custos.

 

Localização da Equipe: As relações de trabalho próximas em projetos Ágeis são mais fáceis de gerenciar quando a equipe está no mesmo espaço físico, o que nem sempre é possível. No entanto, existem ferramentas, como: webcams e plataformas de colaboração, que ajudam a superar essa limitação.

 

Refatoração Iterativa: A natureza iterativa do desenvolvimento ágil pode resultar em refatorações frequentes se o escopo completo do sistema não for considerado na arquitetura inicial e no design. A falta dessa refatoração pode comprometer a qualidade do software, especialmente em implementações de maior escala ou sistemas altamente integrados.

As 7 grandes diferenças entre o Modelo Cascata e oModelo Ágil de desenvolvimento

 

Ao colocarmos os modelos Cascata e Ágil lado a lado, destacam-se as seguintes diferenças:

1. Estruturado Processo:

• Cascata: Fases distintas no desenvolvimento do software.

• Ágil: Ciclo de vida dividido em sprints.

2. Flexibilidade:

• Cascata: Metodologia estruturada e potencialmente rígida.

• Ágil: Conhecida por sua flexibilidade.

3. Abordagem de Projeto:

• Cascata: Desenvolvimento como um único projeto dividido em fases.

• Ágil: Coleção de iterações focadas na melhoria contínua.

4. Alterações de Requisitos:

• Cascata: Pouco espaço para alterações após o início do desenvolvimento.

• Ágil: Flexibilidade para ajustes nos requisitos mesmo após o planejamento inicial.

5. Ciclo de Desenvolvimento:

• Cascata: Fases concluídas uma vez.

• Ágil: Abordagem iterativa com repetição de fases ao longo do ciclo.

6. Testes e Qualidade:

• Cascata: Fase de teste após a construção.

• Ágil: Testes simultâneos à programação, garantindo qualidade contínua.

7. Participação do Cliente:

• Cascata: Processo interno sem necessidade de participação do cliente.

• Ágil: Envolvimento contínuo do cliente, focando na satisfação e feedbacks ao longo do projeto.

 

Modelo Cascata ou Modelo Ágil: Quando usar cada um dos modelos?

A escolha entre metodologia Cascata e Ágil depende das características específicas do projeto, das necessidades do cliente e das preferências da equipe. Veja abaixo algumas considerações para ajudar na decisão:

Metodologia Cascata

  1. Requisitos Estáveis e Claros: Quando os requisitos do projeto estão bem definidos e têm poucas chances de mudar ao longo do tempo, a metodologia Cascata pode ser mais apropriada;
  1. Escopo Fixo: Projetos com um escopo definido e imutável desde o início podem se adequar à abordagem Cascata, onde o planejamento é     realizado antes do início do desenvolvimento;
  1. Prazos Rígidos e Orçamento Limitado: Se o projeto tem prazos rígidos ou um orçamento limitado, a metodologia Cascata pode oferecer um plano mais claro e linear para a conclusão do projeto;
  1. Documentação Abrangente: Projetos que exigem uma documentação extens antes do início do desenvolvimento podem se beneficiar da abordagem Cascata, onde cada fase é concluída antes de passar para a próxima.

 

Metodologia Ágil

  1. Flexibilidade e Mudanças Constantes: Se o projeto envolve requisitos que podem mudar ou evoluir ao longo do tempo, a metodologia Ágil é mais adequada, pois permite ajustes contínuos durante o desenvolvimento;
  1. Envolvimento do Cliente: Quando a participação ativa do cliente é crucial para garantir que o produto atenda as suas expectativas, a metodologia Ágil envolve feedback contínuo do cliente ao longo do processo;
  1. Entrega Incremental: Se a entrega de partes funcionais do produto em intervalos regulares for desejada, a metodologia Ágil permite entregas incrementais em cada iteração;
  1. Projetos Complexos e Inovadores: Projetos que envolvem complexidade, incerteza ou inovação podem se beneficiar da abordagem iterativa e colaborativa da metodologia Ágil.

Em alguns casos, pode ser apropriado utilizar uma abordagem híbrida, combinando elementos das metodologias Cascata e Ágil, conhecido como "Wagile",para aproveitar os benefícios de ambas, dependendo das necessidades específicas do projeto. 

 

Nem somente Cascata e nem somente Ágil

O gerenciamento de projetos não é um sistema binário, mas parece haver muita pressão para escolher um único modelo e se comprometer totalmente. A ideia de que não existe meio-termo é imprecisa e irrealista, e é por isso que uma metodologia híbrida, ou WAgile, de gerenciamento de projetos pode ser a opção certa. De acordo com o Project Management Institute, do Guia prático ágil, esse tipo de modelo pode combinar abordagens preditivas, iterativas, incrementais e/ou ágeis.

O termo WAgile e suas particularidades

O termo "WAgile" refere-se a uma abordagem híbrida que combina elementos das metodologias Cascata e Ágil. Essa mistura busca aproveitar o melhor de ambos os mundos para atender às necessidades específicas de um projeto. Aqui estão algumas considerações para a implementação do WAgile:

1. Transição Gradual:

• Implementação de práticas selecionadas ao longo do tempo, permitindo uma transição gradual;

• Ideal para equipes que desejam incorporar aspectos ágeis sem uma mudança radical.

2. Integração de Equipes Diversas:

• Pode ser útil quando equipes usando diferentes metodologias colaboram no mesmo projeto;

• Permite a coexistência de abordagens preditivas e adaptativas.

3. Melhoria Contínua:

• Proporciona flexibilidade para melhorar processos ao longo do projeto;

• A equipe pode adotar práticas ágeis para novos elementos do projeto conforme necessário.

4. Atendimento a Regulamentações ou Contratos:

• Adequado para projetos sujeitos a regulamentações específicas ou requisitos contratuais;

• Permite a incorporação de práticas específicas exigidas por regulamentações.

5. Necessidades do Cliente:

• Adaptação às preferências ou requisitos do cliente, permitindo maior flexibilidade na entrega.

6. Mistura de Ciclos de Vida:

• Integração de princípios de ciclos de vida preditivos e adaptativos para otimizar o planejamento e a execução do projeto.

 

A escolha pela abordagem WAgile pode ser motivada por diversos fatores, incluindo a necessidade de adaptabilidade, a convivência de diferentes metodologias ou a conformidade com requisitos específicos. Essa flexibilidade permite que as equipes personalizem sua abordagem de acordo com as características e desafios únicos de cada projeto.

 

Os cenários que podem exigir uma abordagem WAgile incluem:

– Projetos que envolvem requisitos regulatórios ou de conformidade rigorosos que exigem uma abordagem mais estruturada e documentada;

 

– Projetos grandes e complexos onde os estágios iniciais de planejamento e design seguem uma abordagem mais tradicional da Waterfall para garantir a coleta e o design abrangentes de requisitos;

 

– Ao lidar com clientes que esperam ou estão mais confortáveis ​​com os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos, um WAgile poderia satisfazer as obrigações contratuais;

 

– Organizações que utilizam um ciclo orçamentário anual exigido por relatórios regulatórios, como empresas de capital aberto regidas por padrões contábeis específicos;

 

– Quando obrigações contratuais ou expectativas de liderança exigem adesão estrita ao escopo, orçamento e cronogramas;

 

– Quando não for possível mudar diretamente para uma abordagem ágil, o WAgile pode fornecer uma ponte ou um trampolim para a transição futura.

Aspectos Positivos

  • Cada projeto otimizado para o sucesso;
  • Cada processo avaliado para adequação;
  • Metodologia personalizada, “à la carte”.

 

Aspectos Negativos

  • Requer experiência em cascata e ágil;
  • Grande número de combinações possíveis;
  • Dificuldade de repetir o modelo usado.

 

Conclusão

 

Posto que a documentação acadêmica sobre metodologias de gerenciamento de projetos sirva como um guia que constitui a base da fórmula do sucesso, essas fórmulas não podem explicar as qualidades que tornam cada equipe e cada projeto únicos. Todavia, pode aconselhar sobre as melhores práticas, fornecer modelos e desenvolver hábitos produtivos, mas em última análise, devem ser as necessidades do projeto que determinam qual será a metodologia utilizada, se Cascata (Waterfall), Ágil (Agile) ou a combinação entre elas, Wagile, para que assim a abordagem e todos os processos sejam efetuados da maneira correta e funcione de forma eficaz. 

 

O gerenciamento de projetos é como uma viagem, há um destino em mente e a metodologia que você escolher determinará o caminho que você seguirá, bem como as paradas que você fará ao longo do caminho. O software certo desempenha um papel importante em sua jornada, e usar uma ferramenta como guia pode ajudá-lo a ter uma ótima viagem! Em última análise, descobrimos que seguir uma metodologia obstinadamente pode significar que você não está seguindo o caminho mais eficiente. Sendo assim, deixo aqui uma reflexão para os leitores: Se o processo de adaptação de um projeto é considerado uma prática recomendada, por que o modelo e a metodologia não são incluídos nessa personalização?

Compartilhe:

Outros destaques

O pior risco está sempre oculto

Sempre que pensamos em gestão, pensamos em resultados. Mas também existe o fantasma do risco corporativo, onde muitos acreditam que são intrínsecos ao negócio em que estão inseridos. Mal sabem que além dos riscos inerentes, há inúmeros riscos que devem ser identificados pelos gestores, como riscos jurídicos, riscos de regulamentação, riscos táticos e operacionais, dentre outros.

Saiba mais

Tenha bom relacionamento no trabalho

Ter um bom relacionamento no trabalho é sempre um grande desafio, seja pelo fato da necessidade de trabalhar em grupo, pela personalidade dos colegas, atividades na rotina de serviço, entre outros. 

Saiba mais

A Dimensão Social da Justiça em um Mundo Digital

Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização de diversos aspectos de nossas vidas, surge a necessidade de discutir a dimensão social da justiça em um mundo digital. O advento das tecnologias digitais tem trazido inúmeros benefícios, mas também desafios e questões éticas que exigem uma reflexão jurídica aprofundada. Neste artigo, exploraremos a importância de uma abordagem justa e equitativa no contexto digital, considerando os impactos sociais dessas transformações.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)