Segundo o Gartner (nov. 2019), são previstos para 2020 US$ 64 bilhões deinvestimentos em TI no Brasil, aumento de 2,5% comparado com 2019. A empresa depesquisa estima que o mercado mundial de nuvem pública irá crescer 17%,totalizando US$ 266 bilhões. Uma grande notícia!
Apesar de dois anos de atraso em relação ao Estados Unidos (Referênciaem Cloud), o Brasil está em 12º lugar na lista de países que mais adotam acomputação na nuvem, segundo o IDC. Há muito otimismo para 2020. Espera-semuito trabalho contra as barreiras existentes que impedem o investimento emNuvem.
Oportunidades diante da velha guarda da TI
Tecnologias como o big data, o machine learning e a inteligênciaartificial são grandes tendências da economia digital e da década. Essasinovações demandam de alto processamento e analise de milhares dados, quemáquinas tradicionais não conseguem oferecer. Exatamente por isso essastecnologias se fortalecem com a Cloud Computing. Empresas como a Amazon (AWS) eHuawei entenderam o momento e andam a passos largos, com muito investimento,para criar ambientes que possibilitam que as tecnologias se desenvolvam.
A Cloud computing é o caminho para o novo mercado, sendo assim, asempresas de tecnologia têm o grande desafio de “levar a cultura” aosprofissionais de TI, para que acompanhem essa jornada. Há grande demanda, masmuitos profissionais ainda não acompanham o avanço tecnológico.
É um ponto que merece análise. Isso porque asCloud Companies como a Globalweb (empresa onde eu trabalho) já identificaram umparadoxo no processo de decisão para a jornada para a nuvem. Os números mostramque 70% dos contratos fechados em 2019 foram demanda das equipes técnicas, queprecisam de mais armazenamento e processamento para desenvolver. Apenas 30% doscontratos surgiram da alta gestão, que veem as empresas de forma administrativae focam na economia e no ganho de recursos. Embora os profissionais de TI sejamos responsáveis pela transformação digital das empresas, alguns deles têmreceio de evoluir para a nova realidade apresentada pela nuvem. Mistura de medode perder o controle com desconhecimento de o que fazer no novo mercado, em queo atual rapidamente se torna obsoleto.
Frente a esse cenário, só existem 2 opções para os profissionais de TI:Lutar contra a nuvem para manter seu espaço, ou se adaptar a viver no novomercado, se diferenciando diante de inúmeras oportunidades. Uma coisa é certa,não se pergunta se a empresa vai pra cloud, mas sim quando vai.
Se estiverpreparado, a Cloud vem contribuir, valorizar e beneficiar os profissionais deTI, mesmo os habituados com o mercado pré-nuvem. Não precisa ter medo, a Nuvemé uma oportunidade, levando em consideração tantos recursos à disposição. Porém,é necessário abandonar as antigas práticas e buscar conhecimento, e avançarjunto ao mercado para ajudar a sua empresa, independente do tamanho, a evoluirtambém.
Artigo publicado originalmente no CIO from IDG: https://cio.com.br/o-fim-da-resistencia-2020-sera-o-ano-da-migracao-para-a-nuvem/