Voltar

O fim da resistência: 2020 será o ano da migração para a Nuvem

Fabio Kuhl

Segundo o Gartner (nov. 2019), são previstos para 2020 US$ 64 bilhões deinvestimentos em TI no Brasil, aumento de 2,5% comparado com 2019. A empresa depesquisa estima que o mercado mundial de nuvem pública irá crescer 17%,totalizando US$ 266 bilhões. Uma grande notícia!

Apesar de dois anos de atraso em relação ao Estados Unidos (Referênciaem Cloud), o Brasil está em 12º lugar na lista de países que mais adotam acomputação na nuvem, segundo o IDC. Há muito otimismo para 2020. Espera-semuito trabalho contra as barreiras existentes que impedem o investimento emNuvem.

Oportunidades diante da velha guarda da TI

Tecnologias como o big data, o machine learning e a inteligênciaartificial são grandes tendências da economia digital e da década. Essasinovações demandam de alto processamento e analise de milhares dados, quemáquinas tradicionais não conseguem oferecer. Exatamente por isso essastecnologias se fortalecem com a Cloud Computing. Empresas como a Amazon (AWS) eHuawei entenderam o momento e andam a passos largos, com muito investimento,para criar ambientes que possibilitam que as tecnologias se desenvolvam.

A Cloud computing é o caminho para o novo mercado, sendo assim, asempresas de tecnologia têm o grande desafio de “levar a cultura” aosprofissionais de TI, para que acompanhem essa jornada. Há grande demanda, masmuitos profissionais ainda não acompanham o avanço tecnológico.

É um ponto que merece análise. Isso porque asCloud Companies como a Globalweb (empresa onde eu trabalho) já identificaram umparadoxo no processo de decisão para a jornada para a nuvem. Os números mostramque 70% dos contratos fechados em 2019 foram demanda das equipes técnicas, queprecisam de mais armazenamento e processamento para desenvolver. Apenas 30% doscontratos surgiram da alta gestão, que veem as empresas de forma administrativae focam na economia e no ganho de recursos. Embora os profissionais de TI sejamos responsáveis pela transformação digital das empresas, alguns deles têmreceio de evoluir para a nova realidade apresentada pela nuvem. Mistura de medode perder o controle com desconhecimento de o que fazer no novo mercado, em queo atual rapidamente se torna obsoleto.

Frente a esse cenário, só existem 2 opções para os profissionais de TI:Lutar contra a nuvem para manter seu espaço, ou se adaptar a viver no novomercado, se diferenciando diante de inúmeras oportunidades. Uma coisa é certa,não se pergunta se a empresa vai pra cloud, mas sim quando vai.

Se estiverpreparado, a Cloud vem contribuir, valorizar e beneficiar os profissionais deTI, mesmo os habituados com o mercado pré-nuvem. Não precisa ter medo, a Nuvemé uma oportunidade, levando em consideração tantos recursos à disposição. Porém,é necessário abandonar as antigas práticas e buscar conhecimento, e avançarjunto ao mercado para ajudar a sua empresa, independente do tamanho, a evoluirtambém.

Artigo publicado originalmente no CIO from IDG: https://cio.com.br/o-fim-da-resistencia-2020-sera-o-ano-da-migracao-para-a-nuvem/

Compartilhe:

Outros destaques

Processos ágeis e as novas fábricas de software

As metodologias ágeis são reconhecidas até hoje como estratégias efetivas para redução de custos e aumento da produtividade de uma empresa. Elas são aplicadas para lidar com os desafios comuns em projetos, como gestão de custos, riscos e prazos. Por isso, são soluções práticas para organizar o dia a dia e garantir melhores resultados.

Saiba mais

Aprenda como promover a segurança da informação na sua empresa

É fundamental encontrar formas de proteger os seus dados e evitar que eles se percam, tanto por desastres tecnológicos quanto por ações de cibercriminosos. E, para isso, é preciso investir em segurança da informação.

Saiba mais

Conheça os principais indicadores estratégicos de TI

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores Fundamentais de Desempenho) que devem ser usados na TI. Acompanhe!

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)