Voltar

Outsourcing: 6 vantagens da terceirização de serviços

Renato Panessa

Empreender é desafiador: exige pesquisa, dedicação, estudo, planejamento e atualização constante para, mesmo após a consolidação da empresa, você continuar se destacando no mercado. Por isso, todo recurso capaz de facilitar a boa gestão do empreendedor é bem-vindo. Assim, ele pode focar no que realmente importa: direcionar seus esforços à missão, visão e valores de seu negócio.

A terceirização de serviços (Outsourcing) cumpre com esse propósito e é amplamente difundida no cenário corporativo. Ela reduz custos, otimiza o tempo e traz inúmeros outros benefícios à administração de seu empreendimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira as informações que eu trago na sequência!

Outsourcing: Conceito e funcionamento da terceirização de serviços

Essa prática consiste no repasse de atividade de uma empresa (tomadora) para outra (prestadora), que vai providenciar a mão de obra necessária e firmar vínculo empregatício com os funcionários então contratados.

A tomadora efetua o pagamento à prestadora pelo trabalho realizado, a quem fica a incumbência de fazer o repasse para seus empregados.

Vantagens de se investir na terceirização de serviços

A quantidade de trabalhadores formais terceirizados no Brasil (22%) denota a importância dessa medida, tendência no cenário econômico nacional.

A aderência a esse sistema é explicada pelos benefícios conferidos ao empreendedor desde a atualização em questões tecnológicas até os reflexos em seus cofres.

Eu elenquei algumas dessas vantagens para você entender melhor a fama desse método de contratação.

1. Redução de custos com capacitação interna

Os investimentos anuais em treinamento e desenvolvimento no mundo corporativo superam US$ 200 bilhões, evidenciando o destaque de tais programas.

Treinamento e desenvolvimento é a área responsável pela capacitação do profissional, gera conhecimento, interfere na conduta e nos processos realizados dentro do seu negócio. O retorno sobre investimento (ROI) desse tipo de aplicação costuma ser alto e reflete diretamente no desempenho dos colaboradores.

Na terceirização de serviços, a responsável pela qualidade técnica do trabalho feito é a prestadora, a quem incumbem os gastos com treinamento e desenvolvimento dos contratados. A tomadora se isenta desse investimento e, ainda assim, usufrui da excelência das tarefas concebidas.

2. Especialização dos serviços prestados

Justamente por investirem em treinamento e desenvolvimento as empresas terceirizadas têm a expertise para desenvolverem as tarefas oferecidas da melhor forma possível. Além disso, como elas têm know-how, estão sempre atentas às inovações tecnológicas e tendências do mercado.

Se você tem uma farmácia, seu objetivo é vender os produtos ali dentro, de forma que não é preciso se preocupar em elaborar e implantar um sistema próprio para controle das rotinas de trabalho.

As funções de T.I. no seu empreendimento podem ser repassadas a terceiros, ficando a encargo de uma prestadora especializada no desenvolvimento de softwares de gestão.

3. Redução dos encargos

Como o empregado está vinculado à empresa terceirizada, os encargos trabalhistas e previdenciários recaem sobre ela — vale ressaltar que isso não isenta a tomadora de responsabilidade na justiça.

Assim, com o advento de uma eventual reclamação trabalhista, você responde subsidiariamente, ou seja, apenas se exauridos os meios legais para o cumprimento da obrigação pela prestadora.

De toda forma, as contribuições a serem pagas na contratação de funcionários são pesadas, e a terceirização de serviços alivia a folha de pagamento. Toda decisão refletida nos cofres da empresa é de vital importância, pois influencia no orçamento, nos projetos e traz efeitos a curto, médio e longo prazo.

4. Simplificação da gestão

Os empreendimentos, principalmente PMEs, muitas vezes não têm recursos, espaço ou simplesmente não querem desenvolver departamento jurídico, contábil ou de RH dentro de sua estrutura.

A segurança de um trabalho qualificado exercido por funcionário sem vínculo empregatício com seu negócio é garantida pela terceirização de serviços.

Além disso, pense em toda a burocracia gerada na contratação de um empregado: recrutamento, seleção, contratos, acúmulo e armazenamento de documentos. Pois bem, essas incumbências podem ser destinadas à empresa prestadora.

5. Foco no core business

A terceirização de serviços tira da responsabilidade dos colaboradores trivialidades que os afastam do real propósito do empreendimento. Profissionais focados nas atribuições reais de seus cargos se engajam com alto nível de comprometimento na busca de resultados.

As vendas decolam se os vendedores estiverem bem amparados pelo marketing, departamento que pode ser terceirizado com a contratação de uma agência.

O acúmulo de funções divide a atenção do profissional e influencia em sua produtividade. Diminuir as distrações lhe permite deslanchar em seu trabalho, dá motivação e aumenta a satisfação do colaborador enquanto ele corre atrás das metas estabelecidas.

6. Otimização do tempo

Imagine o dono de uma fábrica de móveis planejados tendo de se preocupar com a tecnologia das câmeras de segurança a serem instaladas ali no próximo semestre.

Administrar bem um negócio exige do gestor o estabelecimento de prioridades: focando nas coisas certas, ele tem mais horas para trabalhar em projetos realmente importantes.

Quais planos você já deixou de desenvolver por falta de tempo? Quantas ideias ainda não saíram do papel por causa disso?

Repassar atribuições a terceiros admite ao empreendedor organização estratégica, melhora o planejamento e, por consequência, a gestão. Metas coerentes e tangíveis passam a ser estabelecidas e os gargalos da atividade empresarial ficam mais evidentes, passíveis de correção.

Áreas de aplicação da terceirização de serviços

Elas são muitas, e a lista se estendeu com a entrada em vigência da Lei 13.467/2017, que caracteriza como "prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal".

Entenda: em um banco, você tem as atividades-meio (segurança) e as atividades-fim (abertura de conta e pagamento de boletos). Se antes daquela lei apenas os vigilantes podiam ser terceirizados, depois dela os caixas também o podem ser.

De qualquer forma, as áreas popularmente submetidas à terceirização de serviços são:

  • limpeza;
  • portaria;
  • marketing;
  • segurança;
  • jurídico;
  • contábil;
  • alimentação.

Para visualizar mais um exemplo prático, pense nas usinas produtoras de etanol, localizadas na área rural e distantes dos centros urbanos. É comum elas contratarem empresa para o transporte dos funcionários: a prestadora disponibiliza ônibus fretado para levar e trazer aqueles que residem nas cidades.

Por fim, eu alerto: antes de firmar parcerias com as terceirizadas, estabeleça os reais objetivos da contratação, tais como efeitos esperados e expectativas de gasto. Nem todas são idôneas ou realmente entregam o resultado divulgado e, por isso, é importante buscar referências e avaliar o investimento antes de mais nada.

A terceirização de serviços mantém seu negócio a par dos avanços tecnológicos, aumenta sua competitividade no mercado, influencia no trabalho de seus colaboradores e nos resultados obtidos. Contar com a especialidade das prestadoras pode impulsionar seu empreendimento e alavancar sua atuação no mercado.

E aí, gostou do tema? Quer mais posts de qualidade sobre gestão e outros assuntos relacionados a negócios? Então, curta a minha página no Facebook. Eu tenho muitas dicas legais para você lá!


Compartilhe:

Outros destaques

A jornada para a cloud começa na gestão da sua nuvem privada

Descubra se a sua empresa está preparada para começar a gestão na nuvem. Leia esse post!

Saiba mais

Open Banking: uma mudança que está vindo para valer

Conforme determinação do banco Central, no Brasil, a implantação do modelo de Open Banking será feita em quatro etapas.

Saiba mais

Robotização: a próxima escala da Transformação Digital!

Descubra as vantagens e beneficios da Robotização nas empresas e como a transformação digital está acelerando esse processo

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)