Voltar

Profissionais de TI serão principais agentes da transformação digital

Ricardo De Carvalho Costa

Em 2020 talentos terão a missão de promover a transformação digital e elevar o patamar de conhecimento tecnológico em suas organizações

A transformação digital está em alta. Trata-se da utilização da tecnologia para melhoria de processos, garantindo melhores resultados e destaque frente ao mercado. A transformação é cultural e é importantíssima para os profissionais de tecnologia, que por sua vez tem visto novas vagas surgirem no mercado de trabalho. Porém, frente a velocidade das mudanças, me pergunto qual será o legado que os especialistas deixarão dentro das organizações?

Embora tenham muitas novas oportunidades, ainda existe uma atmosfera nebulosa que ameaça muitos, uma vez que há exigências quando se fala de mais habilidades e certificações, que devem ser conquistadas em pouco tempo para se destacar. Sendo assim, os profissionais são obrigados a sair da zona de conforto em buscade atualização.

Apagão técnico

A Brasscom divulgou o estudo "Achados e Recomendações para Formação Educacional e Empregabilidade em TIC”, apresentando o panorama de oportunidades no setor. Atualmente, existem cerca de 850 mil vagas no Brasil, 50% delas em São Paulo, com as especializações exigidas em: Cloud computing, Data Analytics, Inteligência Artificial, Desenvolvimento Mobile e Inteligência Artificial – as tendências de investimento pelas empresas.

A demanda anual denovos talentos até 2024 é de 70 mil profissionais. Porém, apenas 45 mil se formam no Ensino Superior com as características necessárias para suprir as vagas. Frente a falta de capacitação, a seguir revelarei alguns caminhos para você se preparar para essa jornada:

Fale Inglês

A língua inglesa é obrigatória! Além de uma boa graduação, o que chama atenção dos contratantes é a fluência no inglês, pois muitos lidarão na sua rotina com empresas e fornecedores estrangeiros.

DevOps

O mercado demanda por conhecimento em práticas ágeis, DevOps, IoT, I.A. e, principalmente, migração para a nuvem – 2020 é o ano da Cloud, sem dúvidas. É claro que alguns profissionais de TI esperam da empresa o custeio de cursos e capacitações, mas nem sempre isso é uma realidade. Falta a cultura de entender que investir nos colaboradores também favorece a empresa.

Enquanto isso não acontece você pode buscar a capacitação com investimento próprio. No caso de Cloud Computing, os provedores Google, Amazon e Oracle fornecem cursos, que são um ótimo caminho para atualizar o currículo.

Comunicação

Comunicar-se com clareza, transmitir o que pensa e ser compreendido não é tarefa fácil. Pora nos, os profissionais de TI foram vistos como pessoas com capacitações técnicas mas com dificuldade de traduzir os processos executados. Ter pleno conhecimento técnico e ter uma linguagem didática é uma habilidade que o profissional de TI deve desenvolver dentro dos negócios. Isso acontece porque a TI está cada vez mais humanizada.

Para você que trabalha alocado ou visita os clientes algumas vezes, atenção sobre a sua bagagem. Não falo de acessórios na mesa. Falo da “bagagem profissional”. Além de muita experiência, a empatia, a segurança e o poder de integração com pessoas são características necessárias para o sucesso dos projetos e te farão mais que “um terceiro”, mas um parceiro que sabe se comunicar e entender o cliente.

Na transformação digital, sabendo que a migração para a cloud estará entre os temasda pauta de investimento em 2020, afirmo com certeza, as empresas esperam profissionais com mentes abertas às mudanças, que lidem com barreiras culturais quando fala-se de adequações a novos processos e pessoas, e conscientes da transformação digital, já que é necessário evoluir sempre para acompanhar o mercado.

Acredito que os profissionais de TI são os agentes transformadores das organizações, por isso esse texto é dedicado a eles, meus colegas de profissão.

Artigo originalmente publicado em ITForum365 : https://www.itforum365.com.br/profissionais-de-ti-serao-principais-agentes-da-transformacao-digital/

Compartilhe:

Outros destaques

O pior risco está sempre oculto

Sempre que pensamos em gestão, pensamos em resultados. Mas também existe o fantasma do risco corporativo, onde muitos acreditam que são intrínsecos ao negócio em que estão inseridos. Mal sabem que além dos riscos inerentes, há inúmeros riscos que devem ser identificados pelos gestores, como riscos jurídicos, riscos de regulamentação, riscos táticos e operacionais, dentre outros.

Saiba mais

Tenha bom relacionamento no trabalho

Ter um bom relacionamento no trabalho é sempre um grande desafio, seja pelo fato da necessidade de trabalhar em grupo, pela personalidade dos colegas, atividades na rotina de serviço, entre outros. 

Saiba mais

A Dimensão Social da Justiça em um Mundo Digital

Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização de diversos aspectos de nossas vidas, surge a necessidade de discutir a dimensão social da justiça em um mundo digital. O advento das tecnologias digitais tem trazido inúmeros benefícios, mas também desafios e questões éticas que exigem uma reflexão jurídica aprofundada. Neste artigo, exploraremos a importância de uma abordagem justa e equitativa no contexto digital, considerando os impactos sociais dessas transformações.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)