Voltar

Profissionais de TI serão principais agentes da transformação digital

Marisa Albuquerque

Em 2020 talentos terão a missão de promover a transformação digital e elevar o patamar de conhecimento tecnológico em suas organizações

A transformação digital está em alta. Trata-se da utilização da tecnologia para melhoria de processos, garantindo melhores resultados e destaque frente ao mercado. A transformação é cultural e é importantíssima para os profissionais de tecnologia, que por sua vez tem visto novas vagas surgirem no mercado de trabalho. Porém, frente a velocidade das mudanças, me pergunto qual será o legado que os especialistas deixarão dentro das organizações?

Embora tenham muitas novas oportunidades, ainda existe uma atmosfera nebulosa que ameaça muitos, uma vez que há exigências quando se fala de mais habilidades e certificações, que devem ser conquistadas em pouco tempo para se destacar. Sendo assim, os profissionais são obrigados a sair da zona de conforto em buscade atualização.

Apagão técnico

A Brasscom divulgou o estudo "Achados e Recomendações para Formação Educacional e Empregabilidade em TIC”, apresentando o panorama de oportunidades no setor. Atualmente, existem cerca de 850 mil vagas no Brasil, 50% delas em São Paulo, com as especializações exigidas em: Cloud computing, Data Analytics, Inteligência Artificial, Desenvolvimento Mobile e Inteligência Artificial – as tendências de investimento pelas empresas.

A demanda anual denovos talentos até 2024 é de 70 mil profissionais. Porém, apenas 45 mil se formam no Ensino Superior com as características necessárias para suprir as vagas. Frente a falta de capacitação, a seguir revelarei alguns caminhos para você se preparar para essa jornada:

Fale Inglês

A língua inglesa é obrigatória! Além de uma boa graduação, o que chama atenção dos contratantes é a fluência no inglês, pois muitos lidarão na sua rotina com empresas e fornecedores estrangeiros.

DevOps

O mercado demanda por conhecimento em práticas ágeis, DevOps, IoT, I.A. e, principalmente, migração para a nuvem – 2020 é o ano da Cloud, sem dúvidas. É claro que alguns profissionais de TI esperam da empresa o custeio de cursos e capacitações, mas nem sempre isso é uma realidade. Falta a cultura de entender que investir nos colaboradores também favorece a empresa.

Enquanto isso não acontece você pode buscar a capacitação com investimento próprio. No caso de Cloud Computing, os provedores Google, Amazon e Oracle fornecem cursos, que são um ótimo caminho para atualizar o currículo.

Comunicação

Comunicar-se com clareza, transmitir o que pensa e ser compreendido não é tarefa fácil. Pora nos, os profissionais de TI foram vistos como pessoas com capacitações técnicas mas com dificuldade de traduzir os processos executados. Ter pleno conhecimento técnico e ter uma linguagem didática é uma habilidade que o profissional de TI deve desenvolver dentro dos negócios. Isso acontece porque a TI está cada vez mais humanizada.

Para você que trabalha alocado ou visita os clientes algumas vezes, atenção sobre a sua bagagem. Não falo de acessórios na mesa. Falo da “bagagem profissional”. Além de muita experiência, a empatia, a segurança e o poder de integração com pessoas são características necessárias para o sucesso dos projetos e te farão mais que “um terceiro”, mas um parceiro que sabe se comunicar e entender o cliente.

Na transformação digital, sabendo que a migração para a cloud estará entre os temasda pauta de investimento em 2020, afirmo com certeza, as empresas esperam profissionais com mentes abertas às mudanças, que lidem com barreiras culturais quando fala-se de adequações a novos processos e pessoas, e conscientes da transformação digital, já que é necessário evoluir sempre para acompanhar o mercado.

Acredito que os profissionais de TI são os agentes transformadores das organizações, por isso esse texto é dedicado a eles, meus colegas de profissão.

Artigo originalmente publicado em ITForum365 : https://www.itforum365.com.br/profissionais-de-ti-serao-principais-agentes-da-transformacao-digital/

Compartilhe:

Outros destaques

Processos ágeis e as novas fábricas de software

As metodologias ágeis são reconhecidas até hoje como estratégias efetivas para redução de custos e aumento da produtividade de uma empresa. Elas são aplicadas para lidar com os desafios comuns em projetos, como gestão de custos, riscos e prazos. Por isso, são soluções práticas para organizar o dia a dia e garantir melhores resultados.

Saiba mais

Aprenda como promover a segurança da informação na sua empresa

É fundamental encontrar formas de proteger os seus dados e evitar que eles se percam, tanto por desastres tecnológicos quanto por ações de cibercriminosos. E, para isso, é preciso investir em segurança da informação.

Saiba mais

Conheça os principais indicadores estratégicos de TI

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores Fundamentais de Desempenho) que devem ser usados na TI. Acompanhe!

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)