Descubra nesse post, como calcular o preço da sua migração para a nuvem, utilizando as calculadoras cloud da Amazon, Google e Microsoft.
Uma pergunta que sempre deve ser feita por todos os responsáveis de TI em pequenos ou grandes negócios é: “Quanto custa a minha TI?”.
Se o responsável pela área de TI da empresa não tem conhecimento dos custos para sustentar o seu storage, os servidores que sustentam todos os sistemas, seu custo com profissionais, espaço físico alocado, energia elétrica, ar condicionado e etc., como seria possível saber quais alterações seriam vantajosas?
Migrar para a nuvem é uma das mais inovadoras possibilidades do mundo da TI e, para muitos, ela ainda é um salto no escuro. No Brasil, esse é um conceito razoavelmente novo. Aqui ainda não há uma cultura de “migração para a cloud” como há por exemplo de migrar de ambiente Linux para Windows. E sempre surgem dúvidas sobre o que será ganho, as incompatibilidades, os erros e de uma possível migração.
As provedoras de Nuvem pensaram nessas dúvidas e necessidades, e desenvolveram calculadoras cloud que medem o quanto de custo a organização terá ao longo de seu ciclo de vida se mantiverem a TI onpremise em comparação a se migrar para a nuvem.
AW TCO Calculator
Na Amazon a calculadora cloud é chamada de “AWS TCO Calculator”, que basicamente basta seguir os três passos:
Ao final do preenchimento, é possível visualizar o comparativo entre manter a infraestrutura on premise manter ou manter o servidor na AWS.
Google Cloud Platform Pricing Calculator
A Google também oferece uma calculadora cloud na qual o procedimento é basicamente o mesmo, apenas com algumas perguntas mais específicas com relação ao negócio.
A Google cloud calculator também permite a inclusão de mais produtos da Google na calculadora, não somente relacionados a infraestrutura. Além disso, o relatório também pode ser salvo ou enviado por email.
Microsoft vs. VMware TCOCalculator
Na Microsoft o questionário é um pouco mais simplificado, em resumo são feitas 7 perguntas sobre o ambiente e há um comparativo com o VMWare TCO calculator.
Ao concluir o preenchimento das questões, será exibido o relatório de conclusão:
Além do relatório de custos, também são disponibilizados gráficos comparativos entre MicrosoftCloud e VMWare TCO Calculator.
Ao utilizar essas calculadoras cloud, ficam mais claros os seus gastos atuais e como será sua realidade ao migrar para a nuvem. Dessa forma, você poderá de forma mais assertiva escolher os melhores caminhos e soluções para a sua realidade.