Voltar

Calculadora Cloud : Quanto a minha TI poderá custar na nuvem?

Fabiano Martins

Descubra nesse post, como calcular o preço da sua migração para a nuvem, utilizando as calculadoras cloud da Amazon, Google e Microsoft.

Uma pergunta que sempre deve ser feita por todos os responsáveis de TI em pequenos ou grandes negócios é: “Quanto custa a minha TI?”.

Se o responsável pela área de TI da empresa não tem conhecimento dos custos para sustentar o seu storage, os servidores que sustentam todos os sistemas, seu custo com profissionais, espaço físico alocado, energia elétrica, ar condicionado e etc., como seria possível saber quais alterações seriam vantajosas?

Migrar para a nuvem é uma das mais inovadoras possibilidades do mundo da TI e, para muitos, ela ainda é um salto no escuro. No Brasil, esse é um conceito razoavelmente novo. Aqui ainda não há uma cultura de “migração para a cloud” como há por exemplo de migrar de ambiente Linux para Windows. E sempre surgem dúvidas sobre o que será ganho, as incompatibilidades, os erros e de uma possível migração.

As provedoras de Nuvem pensaram nessas dúvidas e necessidades, e desenvolveram calculadoras cloud que medem o quanto de custo a organização terá ao longo de seu ciclo de vida se mantiverem a TI onpremise em comparação a se migrar para a nuvem.

AW TCO Calculator

Na Amazon a calculadora cloud é chamada de “AWS TCO Calculator”, que basicamente basta seguir os três passos:

Ao final do preenchimento, é possível visualizar o comparativo entre manter a infraestrutura on premise manter ou manter o servidor na AWS.

Google Cloud Platform Pricing Calculator

A Google também oferece uma calculadora cloud na qual o procedimento é basicamente o mesmo, apenas com algumas perguntas mais específicas com relação ao negócio.

A Google cloud calculator também permite a inclusão de mais produtos da Google na calculadora, não somente relacionados a infraestrutura. Além disso, o relatório também pode ser salvo ou enviado por email.

Microsoft vs. VMware TCOCalculator

Na Microsoft o questionário é um pouco mais simplificado, em resumo são feitas 7 perguntas sobre o ambiente e há um comparativo com o VMWare TCO calculator.

Ao concluir o preenchimento das questões, será exibido o relatório de conclusão:

Além do relatório de custos, também são disponibilizados gráficos comparativos entre MicrosoftCloud e VMWare TCO Calculator.

Ao utilizar essas calculadoras cloud, ficam mais claros os seus gastos atuais e como será sua realidade ao migrar para a nuvem. Dessa forma, você poderá de forma mais assertiva escolher os melhores caminhos e soluções para a sua realidade.

Compartilhe:

Outros destaques

A Dimensão Social da Justiça em um Mundo Digital

Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização de diversos aspectos de nossas vidas, surge a necessidade de discutir a dimensão social da justiça em um mundo digital. O advento das tecnologias digitais tem trazido inúmeros benefícios, mas também desafios e questões éticas que exigem uma reflexão jurídica aprofundada. Neste artigo, exploraremos a importância de uma abordagem justa e equitativa no contexto digital, considerando os impactos sociais dessas transformações.

Saiba mais

4 Ferramentas para potencializar a eficiência da sua gestão operacional

Como gestores, somos constantemente desafiados a encontrar maneiras de otimizar nossos processos, maximizar resultados e solucionar problemas de forma mais eficiente. Destaquei abaixo 4 ferramentas que, se utilizando diariamente nas operações de tecnologia da informação, são ferramentas poderosas que me ajudam muito a atingir e os objetivos almejados.

Saiba mais

A integridade feminina

Quando pensamos em gestão de riscos, programas de compliance, integridade, ética e governança corporativa, encontramos sempre modelos de executivos (homens e mulheres) que se destacam no mercado como referência em compliance.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)