Voltar

Calculadora Cloud : Quanto a minha TI poderá custar na nuvem?

Fabiano Martins

Descubra nesse post, como calcular o preço da sua migração para a nuvem, utilizando as calculadoras cloud da Amazon, Google e Microsoft.

Uma pergunta que sempre deve ser feita por todos os responsáveis de TI em pequenos ou grandes negócios é: “Quanto custa a minha TI?”.

Se o responsável pela área de TI da empresa não tem conhecimento dos custos para sustentar o seu storage, os servidores que sustentam todos os sistemas, seu custo com profissionais, espaço físico alocado, energia elétrica, ar condicionado e etc., como seria possível saber quais alterações seriam vantajosas?

Migrar para a nuvem é uma das mais inovadoras possibilidades do mundo da TI e, para muitos, ela ainda é um salto no escuro. No Brasil, esse é um conceito razoavelmente novo. Aqui ainda não há uma cultura de “migração para a cloud” como há por exemplo de migrar de ambiente Linux para Windows. E sempre surgem dúvidas sobre o que será ganho, as incompatibilidades, os erros e de uma possível migração.

As provedoras de Nuvem pensaram nessas dúvidas e necessidades, e desenvolveram calculadoras cloud que medem o quanto de custo a organização terá ao longo de seu ciclo de vida se mantiverem a TI onpremise em comparação a se migrar para a nuvem.

AW TCO Calculator

Na Amazon a calculadora cloud é chamada de “AWS TCO Calculator”, que basicamente basta seguir os três passos:

Ao final do preenchimento, é possível visualizar o comparativo entre manter a infraestrutura on premise manter ou manter o servidor na AWS.

Google Cloud Platform Pricing Calculator

A Google também oferece uma calculadora cloud na qual o procedimento é basicamente o mesmo, apenas com algumas perguntas mais específicas com relação ao negócio.

A Google cloud calculator também permite a inclusão de mais produtos da Google na calculadora, não somente relacionados a infraestrutura. Além disso, o relatório também pode ser salvo ou enviado por email.

Microsoft vs. VMware TCOCalculator

Na Microsoft o questionário é um pouco mais simplificado, em resumo são feitas 7 perguntas sobre o ambiente e há um comparativo com o VMWare TCO calculator.

Ao concluir o preenchimento das questões, será exibido o relatório de conclusão:

Além do relatório de custos, também são disponibilizados gráficos comparativos entre MicrosoftCloud e VMWare TCO Calculator.

Ao utilizar essas calculadoras cloud, ficam mais claros os seus gastos atuais e como será sua realidade ao migrar para a nuvem. Dessa forma, você poderá de forma mais assertiva escolher os melhores caminhos e soluções para a sua realidade.

Compartilhe:

Outros destaques

Processos ágeis e as novas fábricas de software

As metodologias ágeis são reconhecidas até hoje como estratégias efetivas para redução de custos e aumento da produtividade de uma empresa. Elas são aplicadas para lidar com os desafios comuns em projetos, como gestão de custos, riscos e prazos. Por isso, são soluções práticas para organizar o dia a dia e garantir melhores resultados.

Saiba mais

Aprenda como promover a segurança da informação na sua empresa

É fundamental encontrar formas de proteger os seus dados e evitar que eles se percam, tanto por desastres tecnológicos quanto por ações de cibercriminosos. E, para isso, é preciso investir em segurança da informação.

Saiba mais

Conheça os principais indicadores estratégicos de TI

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores Fundamentais de Desempenho) que devem ser usados na TI. Acompanhe!

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)