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Tenha bom relacionamento no trabalho

Marcio Aparecido Fermino

Ter um bom relacionamento no trabalho é sempre um grande desafio, seja pelo fato da necessidade de trabalhar em grupo, pela personalidade dos colegas, atividades na rotina de serviço, entre outros. 

Contudo, esse exercício é crucial para o pleno desenvolvimento das atividades e para que medidas mais efetivas, criativas ediversas sejam adotadas nos processos. O trabalho em equipe é considerado uma questão delicada, seja em atividades no âmbito escolar e até no profissional. 

A diversidade de pessoas é interessante para a troca de experiência, mas pode se tornar um detalhe delicado, por conta das diferentes personalidades, algo que dificulta a cordialidade e harmonia.

Boas relações são importantes no ambiente de trabalho, pois este detalhe pode decidir o fechamento de contratos e parcerias, além de facilitar a execução das tarefas nas empresas. Sendo assim, buscar maneiras de ter um relacionamento interpessoal bem estabelecido e colaborativo pode ser o caminho para bons resultados.

O que é relacionamento interpessoal e como pode ajudar no ambiente laboral?

O relacionamento interpessoal no trabalho consiste na união de diversas pessoas na empresa. Esta relação é muito comum de se desenvolver entre os profissionais de diversos cargos da companhia, seja os que trabalham no mesmo time ou não. 

Contudo, ocorre mais facilmente entre as equipes que trabalham de forma conjunta ou mais próxima, como aquelas em que as áreas dependem da atividade de outro setor para ocorrer.

Um fator muito importante para a aproximação das pessoas e que ajuda a iniciar as relações interpessoais é a empatia, algo que contribui não só nos relacionamentos, mas na colocação do indivíduo no mercadoe seu pleno desenvolvimento, considerando as necessidades de forma mais ampla.

Alguns dos pontos positivos no relacionamentointerpessoal no trabalho são:

  • Melhora no processo de divisão de tarefas;
  • Ajuda no clima organizacional;
  • É um ótimo apoio nos momentos de crise;
  • Facilita os momentos de feedbacks brainstorm.

Com ganhos interessantes, pensar em maneiras de inserir o conceito de relações interpessoais nas empresas de diferentes áreas é o modo de conquistar resultados promissores no segmento, por exemplo, de equipamentos e acessórios de movimentação de cargas.

Como ter um bomrelacionamento interpessoal nas empresas?

A rede de relações profissionais no ambiente empresarial pode ser interna, ou seja, no próprio negócio com a equipe de colaboradores; ou externa, com uma rede de profissionais diversos que contribuem para um bom networking e cruzadas com parceiros comerciais, técnicos, fornecedores e clientes.

Um ponto importante e que deve ser observado é que os relacionamentos interpessoais passam por diversas fases, mudanças e todas elas possuem um período de duração. Basicamente as relações são divididas emcinco etapas:

1.    Conhecimento

Este é o primeiro contato com as pessoas, algo que pode depender de relações anteriores, primeiras impressões, proximidade físicas e outros fatores. 

Nos casos em que acontece a afinidade, as pessoas podem continuar a relação e, com o decorrer do tempo, evoluir para as outras etapas de um relacionamento interpessoal, favorecendo o negócio e dinâmicas diárias.

2.    Construção

Nesta etapa, as pessoas estão dispostas a construir e desenvolver laços, ou seja, se importar uma com as outras. 

A criação desta necessidade de saber como o outro está é tão relevante quanto a criação de um treino funcional para emagrecer iniciantes

Esta precisão em ficar próximo e compartilhar motivações, interesses e gostos é algo que ajuda na evolução para as próximas etapas e no desenvolvimento de um melhor clima de trabalho.

3.    Continuação

Esta etapa depende muito de um compromisso mútuo, ou seja, todos os envolvidos precisam querer construir um relacionamento interpessoal duradouro. 

Um ponto interessante é que a etapa de continuação costuma ser estável e se estender por muito tempo, algo positivo para as empresas e até mesmo nos laços pessoais e profissionais de networking.

4.    Deterioração

Muitos pensam que com o tempo as relações acabam sedes fazendo. Mas, felizmente, não são todas que chegam nesse estágio.

Inclusive, antes da deterioração acontecer, alguns sinais de que algo não está bem tendem a acontecer, como ressentimento, tédio e insatisfação. 

Tais comportamentos podem mostrar que as pessoas precisam melhorar o relacionamento ou que algo aconteceu e interferiu na confiança, fator necessário para um ambiente de trabalho saudável e propenso ao bom desenvolvimento dos profissionais.

Quando a situação chega a este ponto, os indivíduos costumam se comunicar pouco e até deixam de expor alguns aspectos de sua rotina, dúvidas e apoios.

Um fator importante de se observar é que algumas relações interpessoais se reconstroem, mas outras podem acabar. 

Contudo, no ambiente de trabalho, é crucial desenvolver ao menos o bom relacionamento profissional, de modo que o desenvolvimento mútuo seja contínuo.

5.    Finalização

A etapa final dos relacionamentos interpessoais pode acontecer por distanciamento, morte ou término, ou mesmo situações mal resolvidas. No último caso, a comunicação é fator determinante para solucionar desentendimentos e promover a manutenção das relações.

Contudo, tendo esses aspectos em vista, uma dúvida que muitas pessoas podem ter é sobre como construir um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

Dicas para um ótimo relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

As dicas e técnicas podem ser aplicadas em diferentes segmentos, desde um empreendimento de embalagens palhoça SC até grandes multinacionais voltadas para administração.

Assim, é preciso conhecer as principais medidas que contribuem com a criação e manutenção das relações no ambiente de trabalho, melhorando o clima geral da empresa e possibilitando um crescimento sustentável a todos. São as principais:

1.    Tenha cordialidade

Todas as pessoas gostam de um tratamento de respeito e de serem bem recebidas nos lugares. No ambiente empresarial isso não é diferente, por isso cumprimentar com bom dia e um sorriso pode ajudar nas relações e ser a abertura para um bom relacionamento.

Com o decorrer do tempo, cansaço e rotina os colaboradores acabam se esquecendo deste detalhe de cumprimentar os colegas e serem prestativos, algo que pode criar uma impressão negativa, dando a sensação de falta de educação, podendo criar conflitos desnecessários e impressões equivocadas.

Assim, tratar as pessoas com igualdade e educação é um bom sinal de respeito e permite manter um caminho aberto para novos contatos.

2.    Organização

Não importa qual a função que você exerça na empresa, ser organizado e manter tudo em ordem é importante para ter uma equipe motivada, facilitar as relações, facilitar a localização dos objetos, reduzir o espaço ocupado (principalmente quando compartilhado) e evitar impressões inadequadas a clientes que visitam o espaço. 

Empresas com pouco espaço, por exemplo, podem investir em alugar endereço comercial com um espaço considerável e assim todos os funcionários podem desempenhar suas funções organizadamente e com bem-estar.

Ser organizado vai muito além de agradar o gestor, mas ajuda na harmonia do ambiente, tornando-o mais produtivo e agradável.

3.    Saiba dar e receber feedbacks

Um bom relacionamento é construído com erros e acertos. Considerando este fator, é muito importante que os gestores aprendam a dar o feedback, o famoso retorno para a sua equipe e colaboradores educadamente e sem expor as pessoas.

Receber feedbacks negativos não é algo fácil, já que os seres humanos podem apresentar resistências quanto às críticas, principalmente em assuntos mais delicados. 

Um retorno negativo é uma situação que faz com que as pessoas repensem o seu desempenho na empresa e devem ser feitos com respeito, levantando as melhorias, mas também os acertos dos colaboradores.

Reconhecer pontos que precisam ser melhorados e como iniciar esse processo já é algo muito benéfico para o âmbito pessoal eempresarial e ambos envolvidos na conversa precisam saber trabalhar apassagem/recebimento desta informação, evidenciando sua importância para ocrescimento profissional.

Aos gestores, é importante saber conversar nomomento de dar o feedback. Sendo assim, ser objetivo e assertivopara promover o crescimento da equipe é importante para não gerar mágoas. 

Outro detalhe importante para os líderes e gestoresé a busca por conhecimento, ou seja, investir em uma gestão empresarial curso profissionalizante, por exemplo, pode render crescimento pessoal e assim com novos conhecimentos ajudar a empresa a ter resultados positivos.

4.    Estabeleça limites

As relações interpessoais são importantes, mas precisam ocorrer no campo profissional, com respeito e, se houver a amizade, é preciso separar ambos os relacionamentos. Ou seja, é preciso que as ações estejam focadas na produtividade e crescimento do profissional e da empresa.

Em alguns momentos é difícil fazer uma separação da vida pessoal e a profissional, mas as pessoas podem e devem ter um espaço para a sua individualidade.

Se priorizar não significa ser grosseiro ou egoísta com o colega, mas escolher o melhor momento de falar e o que dizer.

5.    Saiba escutar

Um bom relacionamento no ambiente de trabalho depende muito da escuta. 

Independentemente do seu cargo na empresa, saber escutar os colegas é uma maneira de melhorar o desempenho da equipe, auxiliar os profissionais em momentos de dificuldade e até encontrar soluções eficientes para os problemas, desde aumentar a produção de meias para ciclistas até questões de intrigas entre os colaboradores de forma adequada.

Praticar a escuta e torná-la um hábito é o caminho para o sucesso da empresa, que terá relações interpessoais vantajosas.

6.    Invista em negociações positivas para a empresa

Os negócios entre cliente-empresa devem sempre ser baseados no ganha-ganha, algo interessante para ambas as partes. 

Deste modo, saber negociar é importante para criar relações de longo prazo e que não provoque danos para as partes.

Trabalhar com foco diariamente e manter a flexibilidade é o modo de ter boas bases para relacionamentos positivos. 

Do mesmo modo, investir em recursos que melhoram o ambiente de trabalho, por exemplo, é algo que pode deixar os funcionários mais motivados e isso se reflete na produção das mercadorias para os clientes. 

Uma câmara fria para distribuidora, por exemplo, é um equipamento que pode ajudar na refrigeração de materiais e produtos importantes para o trabalho, bem como auxiliará a tornar as dinâmicas de armazenagem e regulação de temperatura melhores, auxiliando os profissionais.

7.    Seja prestativo

Ajudar sempre que necessário é algo importante e que fortalece as relações no ambiente de trabalho. 

Este conceito pode ser implementado durante aprestação de serviços ao cliente, por exemplo, em uma assistência técnica câmara fria.

Na empresa, sempre que um colega precisar de ajuda, conselho ou opinião, dedique a atenção necessária que a situação exige, da melhor maneira e tente propor soluções na medida do possível e considerando os diferentes aspectos da dor trazida, ou ajudando a levar aos responsáveis pela solução. 

O mesmo vale para os clientes, ou seja, converse, entenda o caso e ajude-os, pois esta ação contribui para a credibilidade da empresa.

8.    Mantenha atitudes positivas para motivar as pessoas

Atitudes e ações consideradas positivas são muito importantes para as relações, especialmente no ambiente de trabalho.

Sendo assim, desenvolver habilidades de forma empática, buscando sempre o respeito, a cooperação e uma comunicação efetiva é o caminho para ter bons relacionamentos no ambiente de trabalho.

Portanto, boas relações nas empresas é algo muito positivo, pois melhora a motivação da equipe, as ações e decisões dos líderes e gestores, além de agregar diversos resultados positivos que ajudam na credibilidade e sucesso da empresa em sua área de atuação.

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