Voltar

Vantagens do Antivirus Corporativo

Marco Zanini

Uma das maiores ameaças à informação são os vírus e malwares (softwares maliciosos). Eles podem ingressar no sistema através de correio eletrônico, internet, programas de mensagens instantâneas, recursos compartilhados, discos flexíveis e ópticos e ainda através de outros meios de comunicação habilitados. Por isso, é indispensável a utilização de um bom antivírus para manter a sua empresa protegida. São várias as vantagens de utilizar um antivírus corporativo:

Distribuição automatizada

Com o antivírus corporativo, não há necessidade de instalar o programa individualmente nas máquinas. A tarefa é facilitada por um sistema de distribuição automatizada de software, com grande economia de tempo e recursos, além da garantia de que todos os endpoints estarão protegidos. Alguns deles possuem mecanismos automatizados de instalação, ou seja, basta incluir o desktop ou notebook na rede para que ocorra a instalação automática.

Proteção abrangente

Bons antivírus corporativos têm proteção múltipla em vários pontos da rede: desktops, notebooks, smartphones, servidores de arquivos, servidores de e-mail e gateway. Em cada ponto pode haver proteção em vários níveis: para arquivos, e-mail, web, anti-spam, registry, anti-spyware, anti-adware, firewall, controle de aplicações; intrusion detection e controle de portas.

Múltiplas políticas e proteção de tarefas

É possível criar diversos perfis de scan para cada tipo de endpoint. Também é possível permitir ou bloquear aplicações para grupos específicos de usuários.

Vírus Outbreak

Eventualmente, podem ocorrer epidemias de vírus. Esse mecanismo permite que novas políticas sejam incrementadas, a fim de bloquear a entrada desses vírus. Por exemplo: caso ocorra mais de 10 vírus em um intervalo de 5 minutos em toda a rede, pode-se ajustar o scan de arquivos de “somente na entrada” para “scan na entrada e na saída”; ou ajustar as extensões de “somente arquivos executáveis” para “qualquer tipo de arquivo”.

Visão Geral de Relatórios

Com um antivírus empresarial, é possível ter uma visão gerencial e verificar rapidamente se todos os desktops e servidores estão protegidos e atualizados, qual computador foi mais infectado, se todas as tarefas de scan foram executadas com sucesso, qual o vírus mais comum na rede e quais aplicações estão instaladas nos desktops.

Suporte diferenciado

Equipes treinadas e certificadas podem monitorar os serviços pessoalmente ou remotamente, deixando você livre para focar em outras atividades, sem se preocupar com a segurança das informações da sua empresa.

Proteger as informações corporativas é, acima de tudo, assegurar a integridade do seu negócio. Escolha o antivírus corporativo que mais se encaixa com o seu perfil corporativo e promova a segurança digital da sua empresa.

Com a colaboração de artigonal.com

Compartilhe:

Outros destaques

Processos ágeis e as novas fábricas de software

As metodologias ágeis são reconhecidas até hoje como estratégias efetivas para redução de custos e aumento da produtividade de uma empresa. Elas são aplicadas para lidar com os desafios comuns em projetos, como gestão de custos, riscos e prazos. Por isso, são soluções práticas para organizar o dia a dia e garantir melhores resultados.

Saiba mais

Aprenda como promover a segurança da informação na sua empresa

É fundamental encontrar formas de proteger os seus dados e evitar que eles se percam, tanto por desastres tecnológicos quanto por ações de cibercriminosos. E, para isso, é preciso investir em segurança da informação.

Saiba mais

Conheça os principais indicadores estratégicos de TI

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores Fundamentais de Desempenho) que devem ser usados na TI. Acompanhe!

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)