Voltar

A integridade feminina

Daniel Pacheco de Almeida

Quando pensamos em gestão de riscos, programas de compliance, integridade, ética e governança corporativa, encontramos sempre modelos de executivos (homens e mulheres) que se destacam no mercado como referência em compliance.

Contudo, se olharmos no outro extremo, sempre que há alguma fraude, má conduta, assédio etc., não é incomum que em sua grande maioria o agente autor seja um homem, e raramente encontramos mulheres.

Eu, particularmente, tive em minha carreira a oportunidade de trabalhar com mulheres e, em algumas ocasiões, de ser gerido por mulheres.

Em todas as ocasiões, meus gestores homens sempre eram aguerridos, tomavam maiores riscos e eram mais impetuosos e instintivos. Enquanto minhas gestoras mulheres eram mais racionais, tomavam decisões sempre (sempre mesmo!) baseadas em dados e eram muito mais cautelosas em suas decisões.

Não estou dizendo que há um único modo certo de realizar a gestão. Acredito sim que como gestores precisamos agregar o conhecimento necessário para o melhor desempenho possível, seja homem ou mulher.

Contudo, analisando o comportamento de gestoras mulheres e homens, e ao olhar para os índices de fraudadores, assediadores, agentes que praticam atos antiéticos ou ao menos questionáveis, vemos por várias vezes que homens precisam se espelhar mais no comportamento das mulheres para seu contínuo desenvolvimento, praticando assim um pensamento mais preventivo, ético, de integridade e honestidade.

Duvida? Faça uma pesquisa com a palavra “fraude” no campo de busca e veja o resultado.

Acredito que a sociedade está longe de ser perfeita, mas temos nas mulheres inúmeros exemplos de caminhos e caminhos, decisões e decisões, ou seja, escolhas melhores a serem realizadas.

Eu continuo a aprender todos os dias, acreditando que o mundo das mulheres deverá se tornar um modelo futuro.

Se eu me preocupo por ser homem? Não, pois pratico minha gestão com ética e integridade.

Ah! E tenho duas filhas. 😉

Compartilhe:

Outros destaques

O pior risco está sempre oculto

Sempre que pensamos em gestão, pensamos em resultados. Mas também existe o fantasma do risco corporativo, onde muitos acreditam que são intrínsecos ao negócio em que estão inseridos. Mal sabem que além dos riscos inerentes, há inúmeros riscos que devem ser identificados pelos gestores, como riscos jurídicos, riscos de regulamentação, riscos táticos e operacionais, dentre outros.

Saiba mais

Tenha bom relacionamento no trabalho

Ter um bom relacionamento no trabalho é sempre um grande desafio, seja pelo fato da necessidade de trabalhar em grupo, pela personalidade dos colegas, atividades na rotina de serviço, entre outros. 

Saiba mais

A Dimensão Social da Justiça em um Mundo Digital

Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização de diversos aspectos de nossas vidas, surge a necessidade de discutir a dimensão social da justiça em um mundo digital. O advento das tecnologias digitais tem trazido inúmeros benefícios, mas também desafios e questões éticas que exigem uma reflexão jurídica aprofundada. Neste artigo, exploraremos a importância de uma abordagem justa e equitativa no contexto digital, considerando os impactos sociais dessas transformações.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)