RNP também é uma finalista na categoria “Melhor Projeto de Cloud do Ano”. Ambas as indicações se referem ao projeto Nas Nuvens que criou o Market Place de tecnologia para entidades estudantis de todo o Brasil.
A Globalweb e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) são destaques da premiação DCD Awards 2018, considerado o Oscar de Data Center e Cloud na América Latina. A premiação é organizada pelo Data Center Dynamics – publicação presente em todo o mundo e os vencedores serão conhecidos em evento realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, no dia 6 de novembro. A Globalweb foi a responsável pelo desenvolvimento do Market Place Nas Nuvens, que é o projeto indicado para as premiações. Com uma proposta inédita, o portal oferece um ambiente web focado em aplicações e serviços em cloud computing para gestores de TIC, pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação de todo o Brasil.
A votação para a categoria em que a Globalweb concorre se dará por meio do voto popular até o dia 30 de outubro. Os eleitores deverão ser do mercado corporativo ou de governo e podem registrar seu voto no link que está no final desta matéria. Já a escolha do vencedor da categoria em que a RNP concorre será feita a partir do voto de um júri.
O reconhecimento por parte do projeto pelo DCD em duas categorias demonstra o ineditismo e pioneirismo da proposta, com um conceito de autogestão em nuvem que, muito em breve, será o modelo mais adotado na adição da nuvem para o mercado de governo e corporativo. “O Nas Nuvens se diferencia por oferecer um ambiente integrado e personalizado, onde estarão centralizados os serviços em nuvem da RNP e seus parceiros, permitindo que cada usuário faça a gestão das suas aplicações em um mesmo ambiente. Tudo de forma simples e intuitiva”, explica José Luiz Ribeiro Filho, diretor de Serviços e Soluções da RNP.
Toda a tecnologia usada para construção do portal está baseada nos mais modernos conceitos de Cloud Service Broker e conta com a tecnologia Jamcracker, parceira exclusiva da Globalweb no Brasil e América Latina. Ela integra nuvens públicas e privadas, assim como as mais variadas soluções em um mesmo local, para facilitar a experiência de uso. “O usuário acessará com sua conta única da universidade (Single Sign-On), tendo disponível um portfólio de serviços da RNP para sua instituição. Poderá adquirir serviços gratuitos ou pagos, disponibilizados diretamente pela RNP ou parceiros, por meio de um catálogo self-service, onde aplicações e servidores serão auto provisionados e entregues ao usuário, que terá a gestão dos seus recursos através de um workspace” explica Jônatas Mattes, Vice-Presidente de Operações e Cloud Computing da Globalweb.
Para a fundadora da Globalweb, Cristina Boner, o lançamento do Nas Nuvens representa um marco no mercado brasileiro de cloud, que caminha a passos largos para substituir o modelo anterior de contratação de TI, que está ultrapassado e já é economicamente inviável para a maioria das empresas. “A contratação como serviço é o único caminho a ser seguido para empresas que desejem se manter na vanguarda da tecnologia. A substituição da aquisição de hardware e software pela contratação do serviço como um todo garante mais controle e assertividade no investimento em TI. Gasta-se apenas com o que é necessário e o que sobra pode ser reinvestido na contratação de soluções inovadoras que se tornam diferenciais competitivos. A TI não é mais uma área meio e sim a atividade principal das empresas que despontam nessa transformação digital que vivemos”, destaca Cristina.