Voltar

Globalweb é finalista do prêmio “Solução mais inovadora de Data Center da América Latina” do DCD Awards 2018

Rodrigo Contreira

RNP também é uma finalista na categoria “Melhor Projeto de Cloud do Ano”. Ambas as indicações se referem ao projeto Nas Nuvens que criou o Market Place de tecnologia para entidades estudantis de todo o Brasil.

A Globalweb e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) são destaques da premiação DCD Awards 2018, considerado o Oscar de Data Center e Cloud na América Latina. A premiação é organizada pelo Data Center Dynamics – publicação presente em todo o mundo e os vencedores serão conhecidos em evento realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, no dia 6 de novembro. A Globalweb foi a responsável pelo desenvolvimento do Market Place Nas Nuvens, que é o projeto indicado para as premiações. Com uma proposta inédita, o portal oferece um ambiente web focado em aplicações e serviços em cloud computing para gestores de TIC, pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação de todo o Brasil.

A votação para a categoria em que a Globalweb concorre se dará por meio do voto popular até o dia 30 de outubro. Os eleitores deverão ser do mercado corporativo ou de governo e podem registrar seu voto no link que está no final desta matéria. Já a escolha do vencedor da categoria em que a RNP concorre será feita a partir do voto de um júri.

O reconhecimento por parte do projeto pelo DCD em duas categorias demonstra o ineditismo e pioneirismo da proposta, com um conceito de autogestão em nuvem que, muito em breve, será o modelo mais adotado na adição da nuvem para o mercado de governo e corporativo. “O Nas Nuvens se diferencia por oferecer um ambiente integrado e personalizado, onde estarão centralizados os serviços em nuvem da RNP e seus parceiros, permitindo que cada usuário faça a gestão das suas aplicações em um mesmo ambiente. Tudo de forma simples e intuitiva”, explica José Luiz Ribeiro Filho, diretor de Serviços e Soluções da RNP.

Toda a tecnologia usada para construção do portal está baseada nos mais modernos conceitos de Cloud Service Broker e conta com a tecnologia Jamcracker, parceira exclusiva da Globalweb no Brasil e América Latina. Ela integra nuvens públicas e privadas, assim como as mais variadas soluções em um mesmo local, para facilitar a experiência de uso. “O usuário acessará com sua conta única da universidade (Single Sign-On), tendo disponível um portfólio de serviços da RNP para sua instituição. Poderá adquirir serviços gratuitos ou pagos, disponibilizados diretamente pela RNP ou parceiros, por meio de um catálogo self-service, onde aplicações e servidores serão auto provisionados e entregues ao usuário, que terá a gestão dos seus recursos através de um workspace” explica Jônatas Mattes, Vice-Presidente de Operações e Cloud Computing da Globalweb.

Para a fundadora da Globalweb, Cristina Boner, o lançamento do Nas Nuvens representa um marco no mercado brasileiro de cloud, que caminha a passos largos para substituir o modelo anterior de contratação de TI, que está ultrapassado e já é economicamente inviável para a maioria das empresas. “A contratação como serviço é o único caminho a ser seguido para empresas que desejem se manter na vanguarda da tecnologia. A substituição da aquisição de hardware e software pela contratação do serviço como um todo garante mais controle e assertividade no investimento em TI. Gasta-se apenas com o que é necessário e o que sobra pode ser reinvestido na contratação de soluções inovadoras que se tornam diferenciais competitivos. A TI não é mais uma área meio e sim a atividade principal das empresas que despontam nessa transformação digital que vivemos”, destaca Cristina.

Compartilhe:

Outros destaques

O pior risco está sempre oculto

Sempre que pensamos em gestão, pensamos em resultados. Mas também existe o fantasma do risco corporativo, onde muitos acreditam que são intrínsecos ao negócio em que estão inseridos. Mal sabem que além dos riscos inerentes, há inúmeros riscos que devem ser identificados pelos gestores, como riscos jurídicos, riscos de regulamentação, riscos táticos e operacionais, dentre outros.

Saiba mais

Tenha bom relacionamento no trabalho

Ter um bom relacionamento no trabalho é sempre um grande desafio, seja pelo fato da necessidade de trabalhar em grupo, pela personalidade dos colegas, atividades na rotina de serviço, entre outros. 

Saiba mais

A Dimensão Social da Justiça em um Mundo Digital

Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização de diversos aspectos de nossas vidas, surge a necessidade de discutir a dimensão social da justiça em um mundo digital. O advento das tecnologias digitais tem trazido inúmeros benefícios, mas também desafios e questões éticas que exigem uma reflexão jurídica aprofundada. Neste artigo, exploraremos a importância de uma abordagem justa e equitativa no contexto digital, considerando os impactos sociais dessas transformações.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)