Voltar

Globalweb é finalista do prêmio “Solução mais inovadora de Data Center da América Latina” do DCD Awards 2018

Rodrigo Contreira

RNP também é uma finalista na categoria “Melhor Projeto de Cloud do Ano”. Ambas as indicações se referem ao projeto Nas Nuvens que criou o Market Place de tecnologia para entidades estudantis de todo o Brasil.

A Globalweb e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) são destaques da premiação DCD Awards 2018, considerado o Oscar de Data Center e Cloud na América Latina. A premiação é organizada pelo Data Center Dynamics – publicação presente em todo o mundo e os vencedores serão conhecidos em evento realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, no dia 6 de novembro. A Globalweb foi a responsável pelo desenvolvimento do Market Place Nas Nuvens, que é o projeto indicado para as premiações. Com uma proposta inédita, o portal oferece um ambiente web focado em aplicações e serviços em cloud computing para gestores de TIC, pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação de todo o Brasil.

A votação para a categoria em que a Globalweb concorre se dará por meio do voto popular até o dia 30 de outubro. Os eleitores deverão ser do mercado corporativo ou de governo e podem registrar seu voto no link que está no final desta matéria. Já a escolha do vencedor da categoria em que a RNP concorre será feita a partir do voto de um júri.

O reconhecimento por parte do projeto pelo DCD em duas categorias demonstra o ineditismo e pioneirismo da proposta, com um conceito de autogestão em nuvem que, muito em breve, será o modelo mais adotado na adição da nuvem para o mercado de governo e corporativo. “O Nas Nuvens se diferencia por oferecer um ambiente integrado e personalizado, onde estarão centralizados os serviços em nuvem da RNP e seus parceiros, permitindo que cada usuário faça a gestão das suas aplicações em um mesmo ambiente. Tudo de forma simples e intuitiva”, explica José Luiz Ribeiro Filho, diretor de Serviços e Soluções da RNP.

Toda a tecnologia usada para construção do portal está baseada nos mais modernos conceitos de Cloud Service Broker e conta com a tecnologia Jamcracker, parceira exclusiva da Globalweb no Brasil e América Latina. Ela integra nuvens públicas e privadas, assim como as mais variadas soluções em um mesmo local, para facilitar a experiência de uso. “O usuário acessará com sua conta única da universidade (Single Sign-On), tendo disponível um portfólio de serviços da RNP para sua instituição. Poderá adquirir serviços gratuitos ou pagos, disponibilizados diretamente pela RNP ou parceiros, por meio de um catálogo self-service, onde aplicações e servidores serão auto provisionados e entregues ao usuário, que terá a gestão dos seus recursos através de um workspace” explica Jônatas Mattes, Vice-Presidente de Operações e Cloud Computing da Globalweb.

Para a fundadora da Globalweb, Cristina Boner, o lançamento do Nas Nuvens representa um marco no mercado brasileiro de cloud, que caminha a passos largos para substituir o modelo anterior de contratação de TI, que está ultrapassado e já é economicamente inviável para a maioria das empresas. “A contratação como serviço é o único caminho a ser seguido para empresas que desejem se manter na vanguarda da tecnologia. A substituição da aquisição de hardware e software pela contratação do serviço como um todo garante mais controle e assertividade no investimento em TI. Gasta-se apenas com o que é necessário e o que sobra pode ser reinvestido na contratação de soluções inovadoras que se tornam diferenciais competitivos. A TI não é mais uma área meio e sim a atividade principal das empresas que despontam nessa transformação digital que vivemos”, destaca Cristina.

Compartilhe:

Outros destaques

Processos ágeis e as novas fábricas de software

As metodologias ágeis são reconhecidas até hoje como estratégias efetivas para redução de custos e aumento da produtividade de uma empresa. Elas são aplicadas para lidar com os desafios comuns em projetos, como gestão de custos, riscos e prazos. Por isso, são soluções práticas para organizar o dia a dia e garantir melhores resultados.

Saiba mais

Aprenda como promover a segurança da informação na sua empresa

É fundamental encontrar formas de proteger os seus dados e evitar que eles se percam, tanto por desastres tecnológicos quanto por ações de cibercriminosos. E, para isso, é preciso investir em segurança da informação.

Saiba mais

Conheça os principais indicadores estratégicos de TI

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores Fundamentais de Desempenho) que devem ser usados na TI. Acompanhe!

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)