Há muito tempo, tenho percebido que as empresas demoravam horas para passar informações simples entre setores internos. Quem não se lembra da demora para enviar um fax ou da dificuldade de produzir grandes relatórios nas máquinas manuais? Felizmente, a tecnologia evolui de forma estrondosa nas últimas décadas, trazendo a transformação digital.
Com o advento do ambiente digital, pude observar que hoje em dia a tecnologia para empreendedores se tornou mais ágil e precisa. Também, notei que os processos de gestão estão cada vez mais acurados e complexos, que refutam erros. É sobre esses benefícios e outros aspectos da transformação digital que vou tratar neste post.
Aqui, vou mostrar do que se trata essa transformação, quais seus pilares básicos, seus impactos na sociedade e no empreendedorismo. Por fim, mostrarei como aplicar essa transformação na sua empresa. Confira!
O que é a transformação digital?
Esse é o processo no qual as organizações fazem uso da tecnologia para aprimorar seu desempenho, ampliar seu alcance e atingir resultados melhores. Considero que se trata de uma mudança na estrutura da empresa, dando um foco especial às modificações tecnológicas.
A partir desse conceito, percebo que muitas empresas acreditam que aplicam, de fato, essa metodologia. Algumas delas têm um planejamento de marketing em páginas de redes sociais ou um blog ativo e, por conta disso, acreditam que já estão totalmente inclusas na transformação digital.
Contudo, não é bem assim, a transformação digital vai além disso. Ela abarca modificações na qual a tecnologia é um papel estratégico, desde mecanismos para angariar clientes à padronização dos processos da empresa.
Quais os pilares da transformação digital?
Eu sempre digo: a transformação digital não foi criada do nada. Ela faz parte de um processo de evolução das tecnologias e tem pilares importantes. Um dos seus maiores teóricos a meu ver, o americano David L. Rogers, elencou em seu livro "Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital" ao menos cinco pilares fundamentais. A seguir, conto mais detalhes para você.
Cliente como protagonista
Gosto de dizer que o primeiro pilar da transformação digital é o cliente. Isso pode não ser uma novidade para você que diariamente pensa em estratégias para o cliente. No entanto, a transformação digital tem outro conceito para abordar o cliente. Enquanto na concepção convencional os clientes são considerados usuários passivos aos quais as empresas dirigem suas propagandas, na transformação digital eles têm grande protagonismo.
Nesse contexto, considero que os clientes são capazes de se conectar e interagir com a marca de forma mais dinâmica. Também, eles têm um impacto muito maior sobre a reputação das empresas, uma vez que utilizam ferramentas digitais para avaliar e adquirir produtos e serviços dessas companhias.
Dessa maneira, saliento que a transformação digital faz com que os clientes sejam considerados como influenciadores e parceiros de inovação de um negócio. Por isso que a empresa deve aplicar ferramentas digitais capazes de melhorar a experiência do usuário.
Competição da influência
Em uma linguagem tradicional, eu diria que a ideia de competição é sempre vista como um encontro de opostos. No entanto, no contexto da transformação digital essa abordagem é diferente. Na verdade, a competição é mais uma oportunidade e, por isso, é um dos pilares da transformação digital.
Nessa concepção, costumo dizer que há uma determinação das fronteiras entre concorrentes de maneira mais fluida. A competição se dá pela disputa de influência entre as empresas e também com os modelos de negócios diferentes.
Captação e tratamento de dados
O outro pilar da transformação digital que acho importante tem a ver com informações. Trata-se do questionamento de como as empresas geram e usam seus dados. Em um tempo não muito distante, eu utilizava aqui na empresa dados advindos de pesquisas e pastas armazenadas em arquivos físicos. Buscar informações valiosas nesses arquivos era uma tarefa muito árdua e, muitas vezes, nem muito eficaz.
Com a transformação digital, percebi que a quantidade de dados aumentou consideravelmente, uma vez que as formas de capitá-los também foi ampliada. Hoje em dia, posso obter informações via pesquisa de mercado, interações e processos do cliente com a empresa.
Além disso, com a utilização cada vez crescente dos consumidores por meio de mídias sociais, dispositivos móveis e canais de interação com a empresa, pude notar que o negócio pode se alimentar de uma enxurrada de informações. Portanto, na era da transformação digital, considero que o maior desafio é capitar dados e trabalhar com eles.
Nesse sentido, utilizo ferramentas de Big Data capazes de permitir que os dados sejam estruturados e que façam parte do planejamento da empresa. Dessa forma, consigo realizar novos tipos de previsões, descobrir padrões de comportamento do consumidor e tomar melhores decisões para o negócio.
Oportunidades de Inovação
Entendo que inovação é o processo pelo qual ideias novas são desenvolvidas, experimentadas e lançadas no mercado. Entretanto, na visão tradicional, essa abordagem é muito intuitiva e, muitas vezes, focada apenas no produto acabado. Com a transformação digital, a inovação se torna um procedimento com base no aprendizado contínuo.
Ou seja, as ideias que serão testadas são registradas e passam por processos cada vez mais criteriosos antes de serem lançadas no mercado. Em muitos casos, por exemplo, é possível criar protótipos que realmente testam a viabilidade mínima e garantem a maximização do aprendizado em relação ao produto. Dessa forma, pode-se reduzir os riscos desse produto fracassar no mercado.
Renovação de valores da empresa
Tradicionalmente, a ideia de valor é considerada como algo duradouro e tem uma constância. Isso se torna evidente, por exemplo, quando vejo que as empresas criam campanhas de marketing, mas o valor básico oferecido pela companhia ainda é o mesmo. Contudo, essa característica pode ser bastante danosa para o negócio.
Faço essa afirmação porque a sociedade está em constante transformação e isso altera os valores que ela quer para si. Dessa forma, a empresa que não acompanha essas transformações pode ficar para trás. Em busca de se sintonizar com as novidades, utilizo a transformação digital com outra concepção de valor. Por isso, me coloco diante de um cenário de muitas variações, seguindo o caminho da evolução constante. Para isso, adotei novas tecnologias como maneira de melhorar a proposta de valor da empresa.
Qual a relação entre a transformação digital e o comportamento da sociedade?
Não somente as empresas são impactadas com a transformação digital, mas a sociedade como todo. Existem transformações que impactam a velocidade das coisas e o comportamento das novas gerações. A seguir, você acompanha mais detalhes.
Velocidade das coisas
Considero que a primeira característica de interação da transformação digital com a sociedade está na velocidade com que as coisas funcionam. Tudo ficou mais ágil e o volume de informações é infinitamente maior. Percebi que o volume de trabalho também aumentou e tecnologias foram inventadas para terceirizar algumas tarefas. Como consequência disso, as pessoas estão mais distraídas e, ao mesmo tempo, mais exigentes quanto à realização de suas atividades diárias. Todos nós queremos resultados mais rápidos e multiplicidade de funções.
Praticidade
Com a transformação digital nossa vida ficou bem mais fácil. Imagine que em uma época para você digitar um texto era preciso usar uma máquina de datilografar e se errasse qualquer palavra teria que escrever tudo novamente, caso eu não quisesse rasurar. Hoje em dia, os aparelhos tecnológicos oferecem produtos e serviços automatizados que nos dá total comodidade, algo impensável alguns anos atrás. Pensando em serviços de utilidade pública, é inegável as vantagens que a tecnologia trouxe para hospitais, autoridades policiais e bombeiros, por exemplo.
Formação de uma nova geração
Diante das modificações bruscas que a transformação digital trouxe para os dias atuais, uma nova geração acaba de ser criada. Nós que vivemos agora não somos, em muitos aspectos, iguais aos nossos pais. Grande parte disso deve-se às mudanças tecnológicas. Atualmente, já existe a chamada geração Z, que são as pessoas nascidas a partir de 1994, os nativos digitais. Essa geração cresceu aproveitando todos os benefícios dos dispositivos digitais.
São pessoas que têm novas habilidades. Por exemplo, possuem capacidade de serem multitarefas e processar informações de maneira mais rápida. Também, são pessoas capazes de consumir conteúdos digitais em diferentes dispositivos, tais como smartphones e notebooks. Não é à toa que parte dessa geração já aprende robótica nas escolas.
Quais os benefícios da transformação digital para o empreendedorismo?
Eu sempre digo: ser empreendedor é buscar oportunidades e ferramentas inovadoras no mercado. Nesse sentido, considero que a transformação digital trouxe grande contribuição. Por meio dela, por exemplo, eu consegui observar a ampliação da oferta e a transferência de lojas físicas para o e-commerce. No entanto, não é somente isso. A seguir eu conto mais para você.
Melhora da experiência do cliente
Digo isso há muito tempo: todo empreendedor para lançar um produto de sucesso precisa focar na experiência do cliente. Já que essa é uma estratégia que ajuda as empresas a se diferenciarem. Quando uso a transformação digital, consigo segmentar melhor o público-alvo. Posso, por exemplo, abordar de forma mais personalizada e precisa as características do cliente. Dessa maneira, consigo ofertar produtos bem mais direcionados.
Processos operacionais mais eficientes
Sem dúvida, todo empreendedor precisa largar na frente quanto aos seus processos. Afinal, quem se atrasa em suas etapas de projetos não consegue se destacar no mercado. Nesse sentido, tenho a certeza que a transformação digital permitiu melhorar os processos internos, tudo ficou mais simples e eficiente. Pude perceber, por exemplo, que as equipes de trabalho gastam menos energia desnecessária e conseguem otimizar a produtividade.
Como configurar a transformação digital na sua empresa?
Como eu mostrei a você, os benefícios da transformação digital são imensos. No entanto, é preciso saber aplicar esse tipo de metodologia para que tudo dê certo. A seguir, apresento alguns dos passos mais importantes.
Repense o negócio
Como já falei aqui, a transformação digital realiza uma mudança estrutural, nos processos gerenciais. Nesse sentido, ela deve impactar na maneira que você trata o seu negócio, redefinindo a estratégia da empresa para o mundo digital. Pude perceber isso analisando o mercado, identificando como as novas tecnologias podem oferecer ameaças e oportunidades para a empresa. Então, entendi que o contexto tecnológico pode criar rupturas para definir o caminho que a empresa quer chegar.
Invista em uma mudança cultural
Depois de analisar o cenário que está por vir e traçar um plano, sugiro a você investir em uma mudança cultural. Afinal não basta criar um planejamento bastante ousado se, na prática, ninguém está disposto a realizar. Dessa forma, recomendo alterar a cultura dos seus stakeholders, convencendo por meio de uma argumentação bastante criteriosa quais os benefícios da transformação social e indicando quais mudanças devem ser feitas no âmbito da cultura organizacional.
Promova o desenvolvimento de habilidades
Com as mentes convencidas de que a transformação digital é necessária, promova o desenvolvimento de habilidades. Para isso, recomendo a você investir em capacitação da equipe. Isso faz com que aqueles profissionais com pouca experiência em lidar com tecnologia consigam melhorar o seu nível de intimidade com equipamentos e raciocínio tecnológico. Dessa maneira, ainda recomendo criar um plano para que o time comece a desenvolver suas habilidades.
Avalie os processos
Como pode uma empresa querer entrar na era da transformação digital se, por costume ou tradição, costuma avaliar os seus processos da mesma maneira a anos? Temos que concordar que isso é bastante contraditório. A transformação digital vai exigir que os processos do seu negócio sejam reavaliados. Sugiro que você faça uma análise do ciclo de produtos, quais procedimentos de vendas são adotados e outras operações. Recomendo também verificar se alguns desses processos podem sofrer adaptações e incorporem novas tecnologias, como a automação.
Comece um projeto digital
A automação dos processos é apenas o início da largada, o ponto de chegada é a transformação como um todo. Isso quer dizer que os processos de modelos de negócio e até a experiência do cliente devem sofrer transformações significativas. Para conseguir isso, indico que você comece a criar um projeto digital. Por exemplo, você pode começar com a adoção provedores de tecnologia em nuvem para os setores da empresa, para aproveitar o serviço a um custo menor e ainda garantir a eficiência do processo.
Essas foram algumas informações sobre a transformação digital. Como você pôde perceber, ela não pode ser superficial e nem tímida, deve atingir todos os setores da empresa, inclusive na parte de gestão financeira. Isso quer dizer também que a transformação digital não vai ficar a cargo apenas do setor de TI.
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