Voltar

O que é Automação? Entenda como ela pode transformar sua empresa

Bruna Bonner

Você sabe o que é automação? E quais são os benefícios dessa ferramenta para a sua empresa? Até pouco tempo atrás eu não sabia, mas, depois que entendi a importância desse recurso, decidi compartilhar com meus leitores algumas informações valiosas, pois todos devem aproveitar essa oportunidade!

A automação consiste em tornar automáticos os processos que controlam e comandam a rotina de uma empresa, a fim de otimizar as atividades. O objetivo é deixá-las mais rápidas e, ao mesmo tempo, eficientes.

Tendo isso em mente, é muito importante que você compreenda como a automação pode transformar a sua empresa. Continue a leitura deste artigo para descobrir mais detalhes sobre o tema.

Quais são os benefícios da automação?

Para te mostrar como é vantajoso a automação na sua empresa, listei os principais benefícios que ela traz. Acompanhe!

Aumento da produtividade

A automação vai ajudar o seu negócio a ampliar a produtividade sem que seja necessário contratar novos funcionários. Isso porque ela ajuda a simplificar os processos, fazendo com que a sua equipe consiga produzir com mais rapidez.

Seu impacto será ainda maior em processos burocráticos e repetitivos, permitindo que todos tenham mais tempo para focar em estratégias ou atividades mais importantes. Consequentemente, a sobrecarga de trabalho dos colaboradores diminuirá, motivando-os a sempre apresentar soluções para determinados problemas.

Redução de custos

A automação também auxilia na redução de custos.  Com ela não é necessário contratar novos funcionários para atender às demandas do negócio.

O mesmo acontece com as despesas relacionadas a papel, impressão entre outros itens administrativos, pois tudo passa a ser feito por meio de um sistema online.

Além disso, com o auxílio da automatização de processos, é possível ter um controle maior sobre o estoque, o que evita que compras em excesso sejam realizadas e elimina a necessidade de fazer aquisições de última hora.

Otimização do fluxo de trabalho

A otimização do fluxo de trabalho ajuda a sua empresa a ter um melhor desenvolvimento e, nesse quesito, a automação só vem a somar. Por meio dela, os processos poderão ser padronizados de uma maneira automática, diminuindo a necessidade de refações — que muitas vezes comprometem o progresso da empresa.

As margens de erro também são reduzidas, facilitando uma tomada de decisão mais eficiente, livre de falhas que possam prejudicar o negócio.

Melhora da qualidade dos serviços prestados

Com uma margem de erro menor, a qualidade dos serviços prestados aumenta. Isso porque a automatização consegue gerar informações precisas sobre o negócio, permitindo que o gestor tenha uma visão mais ampla dos aspectos que têm gerado bons resultados.

Além disso, a tomada de decisão consegue ser baseada em dados concretos. Isso faz com que os investimentos sejam direcionados para os setores corretos, sem comprometer o orçamento da empresa.

Em quais setores a automação pode atuar?

Agora que você já conheceu os benefícios da automação, é importante entender em quais setores ela pode ser implementada. Confira a lista dos principais, a seguir.

Gestão de clientes

Já imaginou como seria bom fazer com que seu cliente não precisasse esperar para ser atendido e como isso poderia melhorar a experiência dele com a sua marca? Pois saiba que a automatização pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo!

Isso porque a tecnologia permite que você tenha todos os dados de seus clientes sempre à mão, incluindo o histórico de compras. Logo, é possível fazer uma análise de crédito rápida e criteriosa para possibilitar as futuras compras.

Gestão de contratos

A gestão de contratos é uma área muito importante dentro de uma empresa, pois é por meio dela que são estabelecidos os deveres e direitos do empresário, fornecedores, clientes, prestadores de serviços etc.

Por esse motivo, tudo precisa ser feito com máxima eficiência, pois os documentos produzidos vão proporcionar a você um ótimo suporte em casos de ações judiciais. Além disso, poderão livrá-lo de prejuízos em situações de cobranças indevidas.

Nesse sentido, a automatização vem para ajudá-lo a organizar esses documentos em formato digitalizado. Alguns softwares já oferecem modelos prontos de contratos, fazendo com que você apenas tenha que eliminar ou acrescentar algumas informações.

Gestão de marketing

As campanhas de marketing precisam ser mensuradas, a fim de verificar se elas estão dando o retorno esperado. Nesse sentido, a automação se torna fundamental, pois ela possibilita que você tenha acesso a dados importantes que fazem toda a diferença na hora de planejar novas ações de marketing.

E mais, existem sistemas que criam anúncios automáticos: basta programá-los para serem lançados em determinada data e o sistema se encarrega das próximas etapas. Isso otimiza o tempo da equipe e facilita a criação de novas estratégias.

E também existe a automação 360, que mescla todas as funcionalidades de uma plataforma de automação convencional, em uma só campanha, e isso é exatamente o que a difere, possibilitando um melhor e mais eficiente resultado para suas ações de marketing digital.

Gestão comercial

A gestão comercial tem participação direta na rentabilidade e faturamento do negócio. Assim, é importante automatizá-la, pois, dessa forma, será possível ter um controle maior das suas despesas, das vendas e também da tomada de decisões.

Gestão financeira

A gestão financeira é a base de qualquer negócio. Na falta dela, todos os setores perecerão, afinal, sem um bom fluxo de receita não há como a empresa pagar suas obrigações. Sendo assim, é importante que você compreenda que a automação pode se tornar uma grande aliada nesse setor.

Existem sistemas que oferecem gráficos e relatórios que facilitam a rotina do gestor financeiro. Ademais, muitos deles emitem alertas com avisos sobre a proximidade da data de vencimento de contas a pagar, evitando que a empresa tenha que arcar com juros e multas desnecessárias por falta de atenção.

Por fim, o fluxo de caixa também é otimizado. Assim, o gestor pode observar gargalos que estão impedindo o crescimento do negócio.

Percebeu como a automação pode beneficiar a sua empresa em todos os setores? Então, o que você está esperando para implementá-la em seu negócio? Saia na frente da concorrência e aproveite ao máximo as vantagens desse recurso!

E se você gostou dessas dicas e quer ter acesso a mais informações sobre o tema, assine a minha newsletter. Assim, você receberá diretamente na sua caixa de entrada outros conteúdos relevantes como este.

Compartilhe:

Outros destaques

O pior risco está sempre oculto

Sempre que pensamos em gestão, pensamos em resultados. Mas também existe o fantasma do risco corporativo, onde muitos acreditam que são intrínsecos ao negócio em que estão inseridos. Mal sabem que além dos riscos inerentes, há inúmeros riscos que devem ser identificados pelos gestores, como riscos jurídicos, riscos de regulamentação, riscos táticos e operacionais, dentre outros.

Saiba mais

Tenha bom relacionamento no trabalho

Ter um bom relacionamento no trabalho é sempre um grande desafio, seja pelo fato da necessidade de trabalhar em grupo, pela personalidade dos colegas, atividades na rotina de serviço, entre outros. 

Saiba mais

A Dimensão Social da Justiça em um Mundo Digital

Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização de diversos aspectos de nossas vidas, surge a necessidade de discutir a dimensão social da justiça em um mundo digital. O advento das tecnologias digitais tem trazido inúmeros benefícios, mas também desafios e questões éticas que exigem uma reflexão jurídica aprofundada. Neste artigo, exploraremos a importância de uma abordagem justa e equitativa no contexto digital, considerando os impactos sociais dessas transformações.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)