Voltar

Sofrendo com atrasos de projeto? A solução pode estar na terceirização do seu desenvolvimento

Thales Machado

Por Thales Machado – Head de Operações FSW

Os modelos de contratação de Fábrica de Software (FSW) como um serviço vêm ganhando destaque como uma opção atraente para empresas em busca de soluções eficazes no desenvolvimento de software, oferecendo uma série de benefícios.

Em primeiro lugar, a redução de custos operacionais e administrativos. Ao adotar este modelo, as empresas eliminam a necessidade de contratar e treinar equipes internas de desenvolvimento, dispondo da contratação de um serviço que conduz a montagem da melhor equipe para a sua necessidade.

Além disso, ter especialistas à disposição é uma vantagem significativa: empresas prestadoras deste serviço trabalham na formação, alocação e manutenção de equipes altamente especializadas em diversas tecnologias, independentemente do modelo de arquitetura das aplicações do cliente. A atenção a isto garante um padrão de qualidade e eficiência elevado no desenvolvimento de software, além de propiciar uma rápida mobilização de um squad ágil ou time de desenvolvimento, com baixa curva de aprendizagem e alta adaptabilidade.

Aliado a isto, ser um modelo flexível e escalável também merece destaque. A capacidade de ajustar a equipe de desenvolvimento de acordo com as necessidades do projeto proporciona uma vantagem valiosa, permitindo a escalabilidade da equipe alocada conforme o necessário. Outro ponto relevante é a redução, para o cliente, da complexidade nas atividades de gerenciamento: transferir atividades de gerenciamento de projetos e pessoal para a empresa prestadora de serviços possibilita que o cliente se concentre completamente em seu core business.

Com maior foco nos modelos de negócio, viabiliza-se a verdadeira inovação tecnológica, o que também é uma consequência positiva. A terceirização das tarefas de desenvolvimento, trazendo os benefícios mencionados, possibilita que as equipes internas se concentrem em atividades de inovação e estratégias de negócios, incrementando as etapas de Discovery e validação de hipóteses em seus produtos, contribuindo para o seu sucesso.

Como vimos, a implementação da Fábrica de Software como um Serviço oferece inúmeros benefícios, contudo não é isenta de desafios que precisam ser considerados e abordados.

Comunicação Efetiva

A distância geográfica e as diferenças culturais podem representar barreiras significativas para a comunicação eficaz entre a empresa e a equipe de FSW. Para superar esses desafios, a gestão de projetos e a coordenação desempenham um papel crucial na prevenção de falhas de comunicação, garantindo que o Plano de Comunicação do projeto seja integralmente seguido.

Custos não mapeados

Muito embora a terceirização de serviços de software leve a reduções nos custos operacionais, é importante reconhecer que podem surgir custos adicionais. Isso inclui despesas relacionadas a custos com hardware e software, capacitação em tecnologias específicas e a integração entre sistemas. Uma abordagem cuidadosa para o gerenciamento financeiro, desde o momento da definição da dotação orçamentária ao modelo de contratação, faz-se crucial.

Cultura Empresarial

As diferenças culturais entre a empresa demandante e a equipe de FSW podem afetar a colaboração e a compreensão mútua. Gerenciar a cultura corporativa é essencial para promover um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo, no qual a diversidade cultural é valorizada e utilizada como vantagem competitiva.

Conformidade Regulatória

A depender da indústria e da localização geográfica, podem existir regulamentações específicas que precisam ser seguidas. Garantir a conformidade com essas regulamentações é crucial para evitar problemas legais e prejuízos à reputação da empresa.

Dependência de Terceiros

Ao adotar o modelo de FSW como serviço, a empresa (demandante ou contratada) pode se tornar dependente dos serviços e da expertise da equipe de desenvolvimento terceirizada. Isso pode ser extremamente arriscado, nos cenários em que há a pulverização do conhecimento técnico-negocial, a falta de atualização regular de arquitetura e tecnologia ou mesmo de um plano de contingência que preveja e mitigue eventuais intercorrências no serviço prestado. A formação interna de talentos, por meio avaliação de desempenho, bootcamps e programas de trainee, aliada a processos maduros de desenvolvimento de software, com boa documentação, torna-se essencial para eliminar este risco.

Gerenciamento de Qualidade

As empresas precisam garantir que os padrões e as boas práticas de qualidade de software sejam consideradas, medidas e implementadas ao longo do processo de desenvolvimento de software. Isso requer uma gestão de qualidade sólida e revisões constantes para identificar e corrigir problemas a tempo, garantindo que os produtos finais atendam às expectativas e aos requisitos dos clientes.

Se você busca melhorar a eficiência no desenvolvimento de software, reduzir custos e promover a inovação, a Globalweb Outsourcing possui uma unidade dedicada a Inovação e Fábrica de Software, com experiência em contratos públicos e privados, podendo ajudar você na jornada de transformação de suas entregas de software.

Compartilhe:

Outros destaques

Desvendando a Importância da Gestão por Resultados

Como gestor de TI, sempre adotei esse modelo de gestão corporativa orientado a resultados em meu dia a dia de trabalho com o time de TI, reconhecendo que são as pessoas por trás das operações que impulsionam os resultados para os negócios, mais que precisam ser orientadas e direcionadas. Neste breve artigo, vou comentar sobre o conceito de gestão por resultados e sua vital importância diante de um cenário em constante evolução e transformação que vivemos.

Saiba mais

O pior risco está sempre oculto

Sempre que pensamos em gestão, pensamos em resultados. Mas também existe o fantasma do risco corporativo, onde muitos acreditam que são intrínsecos ao negócio em que estão inseridos. Mal sabem que além dos riscos inerentes, há inúmeros riscos que devem ser identificados pelos gestores, como riscos jurídicos, riscos de regulamentação, riscos táticos e operacionais, dentre outros.

Saiba mais

Tenha bom relacionamento no trabalho

Ter um bom relacionamento no trabalho é sempre um grande desafio, seja pelo fato da necessidade de trabalhar em grupo, pela personalidade dos colegas, atividades na rotina de serviço, entre outros. 

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)