Voltar

Field Services: por que você deve se importar com isso?

Jusmar Chaves

Há muitos pontos envolvidos com a prestação de serviços que merecem atenção por parte dos gestores das empresas. Afinal, não basta apenas oferecer os serviços de TI para seus clientes — é fundamental prestar toda a assistência para que funcionem adequadamente.

Dentro desse rol, é importante implementar as melhores formas de realizar um acompanhamento adequado em sua empresa sobre essa questão. E um dos que merece atenção é o Field Service.

Já ouviu falar neste termo? Vamos falar tudo sobre esse tema e tirar suas dúvidas. Boa leitura!

O que é Field Service?

O “Field Service” diz respeito a todo trabalho realizado presencialmente, fora da empresa. Dentro do TI, no caso, estamos falando das possibilidades de realizar serviços de suporte para o cliente in loco, resolvendo questões de alta complexidade que apenas o especialista consegue solucionar ali, de forma presente.

O profissional pode ir até o cliente, a fim de resolver questões relacionadas com software, manutenção de computadores, suporte para servidores, proteção de dados da empresa, entre outras questões importantes para a manutenção do serviço prestado.

Também pode ser aplicado para servir como uma espécie de canal de interação e engajamento com o seu usuário, conseguindo estreitar o relacionamento com eles.

Quais suas principais atribuições?

O Field Service possui algumas atribuições que são de sua natureza própria e, por isso, é importante conhecê-las para entender como implementá-lo em sua empresa. Veja as principais funções a seguir:

  • agendamento das ordens de serviço a serem realizadas pelos técnicos e especialistas e a atribuição para o colaborador correspondente;
  • organização dos funcionários para este fim, de forma a gerar uma rotina otimizada de trabalho em campo;
  • entrar em contato com a empresa responsável, caso terceirize esse serviço;
  • comunicação entre aqueles que estão in loco e os que estão realizando o trabalho fora;
  • coleta de dados dos trabalhos executados em campo (horário de chegada ao local, trabalho realizado, diagnóstico, solicitações de informações, peças utilizadas, conclusão do trabalho, entre outros);
  • observação do histórico do cliente solicitante da assistência;
  • gerenciamento do estoque de peças e disponibilidade de produtos.

Sendo assim, o Field Service tem, por função, tornar o processo de oferecer assistência técnica presencial mais rápida, eficiente, gerando menos custos para a organização e maior satisfação para o cliente. Além disso, deve gerar uma comunicação fluida entre os envolvidos, fazendo com que a empresa saiba o que está acontecendo nos locais remotos e vice-versa.

Ou seja, não estamos falando apenas do mero deslocamento do colaborador, mas sim sobre a gestão do serviço desde a geração da ordem de serviço e a busca pelo histórico do cliente a, até mesmo, o planejamento da rota de atendimento dos especialistas.

Com isso, garante-se maior agilidade no processo, uma experiência satisfatória para o cliente, entre outros benefícios que falaremos mais tarde neste conteúdo.

Quais as diferenças entre Field Service, Help Desk e Service Desk?

Para entender as diferenças entre esses três termos, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles a seguir.

Help Desk

Normalmente é acionado quando o problema do cliente é de baixa complexidade e pode ser resolvido de forma remota. Por exemplo, pode ser utilizado em momentos de configurações de e-mail, impressoras e internet. As alterações que necessitam ser feitas são simples e o próprio usuário consegue realizá-las.

Caso a pessoa não consiga fazer os procedimentos solicitados, o atendente pode orientar, passo a passo, seja online ou por telefone. Seu objetivo é conseguir reduzir as chamadas de serviço prioritárias, filtrando aquilo que é, de fato, competência exclusiva do suporte.

Service Desk

O Service Desk é um segundo nível de complexidade. Nesse caso, mantém-se, ainda, o atendimento remoto (online ou por telefone) e que são mais complexos do que o primeiro. Neste caso, é necessário ter um especialista na empresa, capaz de gerenciar a situação.

Ele consegue orientar, por exemplo, de uma forma mais precisa, o passo a passo para a solução de alguma questão que possa estar comprometendo o serviço para o seu público. Em alguns casos, o responsável pode, por meio de algumas soluções, ter acesso à máquina e conseguir, ele mesmo, realizar a intervenção necessária.

O Service Desk tem, também, a função de acompanhar os serviços dos clientes, observando estratégias a serem implementadas, formas de minimizar gargalos e prevenir possíveis erros e falhas que gerem a necessidade de suporte.

Field Service

O Field Service é a terceira e última etapa, normalmente para casos de alta complexidade, ou quando a natureza do serviço não permite que seja feita assistência remota. Nessas situações, o profissional tem que ir até o local ou a pessoa trazer o componente para que seja resolvido de forma presencial.

Com isso, é possível perceber que o principal critério que diferencia esses três diz respeito à complexidade do serviço. Sendo assim, é possível definir um plano para identificar qual ponto diz respeito a cada parte do processo e prestar um suporte de qualidade para o seu cliente.

Por que você deve se importar com o Field Service?

O Field Service, como falamos acima, é mais do que um simples serviço de assistência técnica presencial — ele pode ser utilizado como um mecanismo estratégico de fidelização do cliente e estreitar os laços com seu público.

Imagine, por exemplo, que um dos seus colaboradores foi à empresa do cliente para resolução de um problema no servidor interno. Ao chegar lá, ele identifica outras questões que podem representar gargalos e soluciona-as, tornando o funcionamento do hardware mais eficiente para o gestor.

Com isso, o cliente fica encantado com o serviço e mantém-se a fidelidade com a empresa contratante, bem como aumenta a sua satisfação a longo prazo. Muito bom, não é mesmo?

Além disso, o Field Service consegue, também, aumentar a produtividade e eficiência dos serviços, tendo um acesso mais ágil ao histórico do cliente e saber como conseguir gerar uma experiência que seja, de fato, satisfatória.

Com o aumento de produtividade gerado por uma gestão eficiente das ordens de serviço, é possível, também, reduzir custos e manter o pleno funcionamento do trabalho oferecido pela sua organização. Todos saem ganhando.

Mas, para isso, é fundamental implementar um Field Service responsável em seu negócio. Para isso, é importante ter empresas especializadas que auxiliem no processo.

A Globalweb Corp pode auxiliá-lo nisso. Entre em contato e converse com um de nossos consultores sobre a possibilidade.

Compartilhe:

Outros destaques

O pior risco está sempre oculto

Sempre que pensamos em gestão, pensamos em resultados. Mas também existe o fantasma do risco corporativo, onde muitos acreditam que são intrínsecos ao negócio em que estão inseridos. Mal sabem que além dos riscos inerentes, há inúmeros riscos que devem ser identificados pelos gestores, como riscos jurídicos, riscos de regulamentação, riscos táticos e operacionais, dentre outros.

Saiba mais

Tenha bom relacionamento no trabalho

Ter um bom relacionamento no trabalho é sempre um grande desafio, seja pelo fato da necessidade de trabalhar em grupo, pela personalidade dos colegas, atividades na rotina de serviço, entre outros. 

Saiba mais

A Dimensão Social da Justiça em um Mundo Digital

Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização de diversos aspectos de nossas vidas, surge a necessidade de discutir a dimensão social da justiça em um mundo digital. O advento das tecnologias digitais tem trazido inúmeros benefícios, mas também desafios e questões éticas que exigem uma reflexão jurídica aprofundada. Neste artigo, exploraremos a importância de uma abordagem justa e equitativa no contexto digital, considerando os impactos sociais dessas transformações.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)