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TI no CSC: como transformar o terror em ganho de tempo e eficiência

Renato Panessa

Integrar diversos sistemas utilizados pelas Centrais de Serviços Compartilhados é um desafio tão grande, ou ainda maior, do que executar as tarefas a que o departamento realmente se destina. Entenda como é possível tornar as operações do CSC ágeis e eficientes a partir da melhoria de sistemas e ERPs. O segredo para que as pessoas trabalhem de uma forma mais inteligente.

Em geral, um CSC de uma empresa conta com diversos sistemas e soluções. Muitas vezes existem diversos mecanismos como documentos, processos, planilhas e etc... Um exemplo claro é o ERP (Aplicativo de gestão), que controla grandes transações e operações complexas como as cadeias produtivas e logística, processos financeiros, contábeis, compras, dentre outros. Porém, em sua grande maioria, essa “constelação” de elementos sistêmicos e de operacionalização de processos demanda muito controle, às vezes manuais, sem automação ou integração. O resultado disso é um aumento do custo de operação, por conta de variados gastos ocultos, assim como a perda de tempo e esforço em tarefas que podiam ser feitas automaticamente. É neste momento que as áreas deTI se tornam “caixas-pretas invioláveis e indecifráveis”. 

Um sistema de ERP precisa que todas as suas entradas sejam carregadas para só ai processar e gerar transações e saídas. Porém, não há como garantir que os processos cheguem até o ERP de forma rápida e simples, sem que se empregue um trabalho manual de seleção e input, o que é a senha para o aparecimento de erros. Este é apenas um dos vários exemplos que podemos encontrar em muitas empresas, de qualquer porte. Há muitos outros detalhes que serão explorados em novos artigos do nosso blog. Não percam!

Como transformar o complexo em simples e preciso?

O segredo para superar esse e outros pontos fracos se resume a uma palavra: automação. Mas como alcança-la? O “Sistema de Ação” da Service Now, com sua plataforma de aplicações (Now Platform), possibilita que diversos elos ou pontes sejam estabelecidos em uma operação como a que situamos acima. É possível transformar os CSCs para que suas rotinas permitam que aplicações sejam rapidamente criadas. Conexões e integrações, antes difíceis de serem pensadas e arquitetadas, podem ser facilmente construídas, sem a necessidade de desenvolvimento, codificação ou programação. As linhas de negócios das empresas podem ser responsáveis pela criação de seus formulários, fluxos de trabalhos, páginas web, dentre outros elementos, que irão promover a simplificação de processos e a melhoria dos trabalhos dos departamentos e das pessoas. Isso tudo acontece porque utiliza-se um único modelo de dados e que se integra facilmente a outros sistemas corporativos. Tudo projetado para desenvolvimento rápido e simples. Essa é a essência da plataforma Service Now.

A Now Platform acelera a digitalização de processos de negócios manuais, permitindo que qualquer pessoa construa, teste e implante aplicativos rapidamente, automatizando o trabalho em toda a empresa. Com catálogos de serviços simples para tornar as solicitações, as bases de conhecimento e as notificações em tempo real acessíveis a todos os usuários, é possível fornecer um serviço proativo e sem atrito. Departamentos, grupos de trabalho e até dispositivos podem atribuir, priorizar, colaborar e resolver problemas de causa raiz. Agora, as empresas se movem mais rápido.

A Transformação Digital está presente no “Sistema deAção” e na Plataforma Service Now

A transformação digital está reinventando os modelos tradicionais de negócios:

  • Os processos de Back Office;
  • Os processos Operacionais;
  • Os processos Comerciais;
  • As visões analíticas dos dados.

A transformação digital está inovando o futuro dos modelos tradicionais de negócios:

  • Novos modelos de negócios;
  • Novos produtos;
  • Novos canais;
  • Novas visões analíticas dos dados, com predição, previsão etc.

A plataforma Service Now está no centro da Transformação Digital, com diversos elementos importantes e disruptivos, colocando ao alcance das empresas e negócios, soluções de ambientes híbridos e de multinuvem, com alternativas viáveis para soluções sistêmicas empresariais,Isso transforma em realidade a tecnologia de IoT e o Aprendizado de Máquina (Machine Learning / Deep Learning) e a Inteligência Artificial. Esse é um novo conjunto de experiências digitais, com práticas eficazes de DevOps. Enfim as áreas de TI realmente se alinham e se orientam aos negócios.

Quer saber como vir para o centro da transformação digital, como usar produtos e inovação que lideram o mercado, como ter conversas e um ferramental que irão ajudá-lo a ganhar? Entre em contato com a Globalweb para saber mais!

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