Voltar

Cultura Data Driven: por que adotá-la na sua empresa?

Mateus Pinto

Que a transformação digital vem modificando o modo como agimos, pensamos e trabalhamos, não é uma novidade para ninguém que acompanha as tendências da indústria. Alguns conceitos surgem e reinventam tudo aquilo que foi sempre seguido. Entre essas aplicações está a Cultura Data Driven, que reforça o poder das informações para uma empresa.

Dentro dessa perspectiva, os dados se tornam o centro estratégico de toda a companhia. É a forma como os interpretamos e usamos que norteia as tomadas de decisões e poderá — ou não — elevar o crescimento exponencial de um negócio. Entretanto, o comportamento do data driven precisa de compreensão e dedicação para que seja implementado com sabedoria e absorva o melhor que os dados têm a fornecer.

Mas afinal, o que é necessário ser feito? Antes de mais nada, continue a leitura deste artigo. Nele, explicaremos como e por que você precisa implementar essa ciência dentro da sua organização. Acompanhe!

Entenda o que é a Cultura Data Driven

Para simplificar a compreensão da cultura data driven, a melhor maneira de defini-la é pela inclinação de toda uma empresa para a análise de informações e tomada de decisões a partir da extração dos dados gerados com os estudos realizados.

As empresas estão munidas de informações que surgem de todas as formas. O Big Data, por exemplo, é a principal ferramenta para trabalhar com tais dados, desde o momento da coleta, extração, manipulação, leitura e construção estratégica das informações.

Assim, o primeiro passo para garantir que a sua organização tenha como pauta a informação, é preciso preparar, de maneira eficiente, o relacionamento entre usuários, ferramentas e dados. Somente assim, eles poderão utilizar o que têm em mãos para as decisões estratégicas da equipe e de todo o restante da empresa.

Saiba como ela funciona e qual é o seu impacto no mercado

Mais do que nunca, é fundamental estar à frente da sua concorrência. A inteligência de mercado está presente justamente para evitar que a sua empresa fique para trás. Para isso, é necessário ter em mãos decisões estratégicas e que potencializam os resultados.

Dessa maneira, a Cultura Data Drive é um conceito que permite utilizar, da melhor forma possível, todas as informações disponíveis para garantir a vantagem competitiva. Quanto maior for a clareza nas decisões, maior será a exatidão dos resultados.

O Business Intelligence e a Inteligência Artificial são exemplos de tecnologias que fornecem os dados com significantes insights, que organizam e clareiam a gestão em suas decisões.

Conheça o processo de implantação da Cultura Data Driven

Assim como qualquer processo de mudança de cultura, no caso dela estar voltada para o uso de dados, não é uma ação simples e que será visível da noite para o dia. É preciso alguns passos antes, durante e depois, sobre os quais falaremos a seguir.

Definição do objetivo

Qualquer projeto é iniciado a partir de um objetivo específico, que, nesse caso, não será definitivo. O que espera-se com essa cultura: evoluir no mercado, expandir o público-alvo ou otimizar o atendimento? Com a finalidade em mãos, podemos definir indicadores de acompanhamento que, futuramente, servirão para determinar se o que era esperado foi alcançado.

Planejamento das ações

Definindo as ações, teremos como base quais são os próximos caminhos a serem seguidos para colocar a nova perspectiva cultural em prática. Por exemplo, podemos lançar um momento especial — como um dia ou uma semana — para explicar por que está sendo feita essa movimentação e os percursos que todos devem seguir futuramente.

Identificação das áreas-chave

Essa etapa é realizada para garantir a melhor coleta de dados possível. Determinar quais são as áreas que mais precisam de determinadas informações auxilia a na nova cultura e otimiza os processos de tomadas de decisão.

Por exemplo, o departamento comercial precisa de dados comportamentais do consumidor. Sendo assim, devemos fornecer a ele insumos que permitam a compreensão aprofundada para a área.

Uso das melhores ferramentas

É importante saber não somente quais informações coletar, mas como. A melhor maneira de garantir isso é tendo a certeza de que as ferramentas tenham a capacidade de reunir os dados corretamente, minerá-los e distribuí-los de acordo com os objetivos definidos no processo inicial.

Softwares integrados são ótimos para isso, pois permitem a automação de processos relacionados aos dados.

Transformação das informações

Por fim, o processo de escolher as informações pertinentes para a tomada de decisões é o momento crucial — afinal, caso algo saia errado, todo o trabalho até aqui terá sido perdido. Assim, confira se a transformação dos dados está de acordo com o objetivo, se os indicadores podem ser alcançados e qual será o impacto que eles entregarão para a empresa.

Veja as principais razões para implementá-la na sua empresa

Muito além da otimização dos resultados, a cultura orientada pelo data driven proporciona diferentes resultados para a sua organização, desde o melhor atendimento ao cliente e a redução de custos, até a agilidade de processos.

Confira algumas das principais razões que exemplificam por que você precisa dela:

  • mais agilidade nas tomadas de decisões: quanto maior a agilidade para tomar as decisões, mais à frente do mercado você estará. A prática do data driven permite antecipar informações e realizar ações estratégicas que são necessárias;
  • maior eficiência operacional: fazer a manipulação de dados nem sempre é uma tarefa tão simples, pois requer conhecimento prático e operacional. Um ambiente totalmente programado para o uso de dados faz com que a equipe esteja mais preparada operacionalmente para isso;
  • facilidade em identificar e quantificar as oportunidades de mercado: um dos pontos mais importantes para ficar à frente da concorrência é saber identificar as oportunidades. As informações e as análises completas do socioambiental permite atingir tal objetivo;
  • melhor entendimento sobre o comportamento do cliente: a principal razão de uma empresa existir é para atender um determinado público-alvo — e quanto mais se conhece esse grupo, melhor será o suporte. Para isso, a análise dos dados deve ser completa e o mais analítica possível.

O mercado pede cada vez mais por movimentações que diferenciem as empresas. Se há essa necessidade, por que não utilizar aquilo que já está em nossas mãos? Essa é a principal visão da Cultura Data Driven: favorecer-se com as informações extraídas ao longo dos processos e beneficiar-se da leitura desses dados para as tomadas de decisões.

Agora que você conhece o impacto que os dados proporcionam para a sua empresa, confira como eles podem ser usados para gerar um apelo emocional para fomentar a cultura!

Compartilhe:

Outros destaques

O pior risco está sempre oculto

Sempre que pensamos em gestão, pensamos em resultados. Mas também existe o fantasma do risco corporativo, onde muitos acreditam que são intrínsecos ao negócio em que estão inseridos. Mal sabem que além dos riscos inerentes, há inúmeros riscos que devem ser identificados pelos gestores, como riscos jurídicos, riscos de regulamentação, riscos táticos e operacionais, dentre outros.

Saiba mais

Tenha bom relacionamento no trabalho

Ter um bom relacionamento no trabalho é sempre um grande desafio, seja pelo fato da necessidade de trabalhar em grupo, pela personalidade dos colegas, atividades na rotina de serviço, entre outros. 

Saiba mais

A Dimensão Social da Justiça em um Mundo Digital

Com o avanço tecnológico e a crescente digitalização de diversos aspectos de nossas vidas, surge a necessidade de discutir a dimensão social da justiça em um mundo digital. O advento das tecnologias digitais tem trazido inúmeros benefícios, mas também desafios e questões éticas que exigem uma reflexão jurídica aprofundada. Neste artigo, exploraremos a importância de uma abordagem justa e equitativa no contexto digital, considerando os impactos sociais dessas transformações.

Saiba mais

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos ricos sobre transformação digital e jornada para nuvem dos melhores especialistas do mercado.
Não se preocupe, não enviamos spam. ;)